Foto: Assessoria Prefeitura
Quarta, 01 de dezembro de 2021 - 10:05:39
1º Dia de Campo Agroecológico recebeu comitiva da etnia Xavante
DIA DE CAMPO

1º Dia de Campo Agroecológico realizado em Sorriso na semana passada foi um sucesso, todo mundo já sabe, né?! Agora, o que vamos te contar é um pouco mais do que rolou por lá e serviu de inspiração para outras comunidades, no caso, para a etnia Xavante ou em língua indígena "A'UWE UPTABI" que tem como tradução livre  "povo autêntico". Pois é, o líder indígena e presidente da Cooperativa Indígena da Grande Sangradouro e Volta Grande (TI Sangradouro/MT), Gerson Waraiwe, esteve por lá acompanhado por um grupo de integrantes da Cooperativa.

Gerson destacou que o Dia de Campo possibilitou a troca de experiências e enriquecimento do conhecimento acerca do tema sustentabilidade. “E esse é um campo que precisamos ampliar as discussões aqui na Cooigrandesan-Xavante, TI Sangradouro. O evento e também os demais projetos do Município nos trouxeram um novo olhar sobre manejo florestal que queremos trabalhar na nossa comunidade”, pontua o líder ao salientar que a Terra Indígena Sangradouro integra 58 aldeias espalhadas por três municípios mato-grossenses: Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. São mais de 800 famílias residindo nesses locais.

E quem acompanhou Gerson nessa visita especial foi o vereador Renato Cazanelli, de Primavera do Leste. Renato destacou que ao conhecer o Projeto Casulo lembrou que o projeto instalado no Município de Poxoréu serviu de inspiração para o daqui, inclusive com visita dos sorrisenses à Poxoréu na época da implantação.

“O Dia de Campo nos surpreendeu com tudo o que é possível produzir em uma área de apenas 2,2 hectares (espaço da propriedade em que o Dia de Campo foi realizado); há uma variedade muito grande e sustentável no espaço”, frisa Renato.

 O vereador explica que acompanhou a visita do grupo formado por dez indígenas da Cooigrandesan-Xavante justamente para que a comitiva pudesse ter noção da produção sustentável sorrisense. “A Cooigrandesan está incentivando a etnia Xavante a investir na agricultura de subsistência e conhecer projetos como os que estão em andamento em Sorriso, apoiados pela Prefeitura Municipal, trouxe ideias inovadoras nesse sentido”, destaca.

Para o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Khun, a visita foi muito especial. “Nos sentimos honrados”, diz. “Foi um momento de troca de informações, opiniões e também da discussão de alternativas viáveis tanto para nós quanto para eles”, pontua.

Márcio lembra que na última semana, o Município recebeu além comitiva da etnia Xavante e do vereador Renato, uma comitiva técnica de Tangará da Serra que também veio para conhecer projetos e buscar novas experiências. “Estamos sempre abertos a essa troca fundamental de nov

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura