Foto: Reprodução
Domingo, 24 de abril de 2022 - 18:03:06
A Globo arma-se para a “guerra” e vai atrás dos eventos que perdeu
TELEVISÃO

A Globo reconheceu todos os erros cometidos a partir de 2020, quando começou a perder os direitos de transmissão de diversos eventos esportivos, principalmente Libertadores, Fórmula-1 e Estaduais.

A partir dessa constatação, o grupo já decidiu que vai tentar recuperar tudo o que deixou escapar. Dentro da emissora, há quem erga as mãos para os céus pelo fato de não terem deixado de renovar com a Fifa. Faltou pouco para a Globo perder até a Copa do Mundo do Catar.

O Brasileirão também. E não foi por falta de tentativas dos concorrentes. Alguns anos atrás, a Rede Record fez uma oferta de R$ 100 milhões por ano para Flamengo e Corinthians, a fim de ter o direito de transmissão dos jogos das duas equipes no Campeonato Brasileiro.

Isso representaria uma rachadura na parceria da Globo com a CBF e com os demais clubes. Entretanto, apesar de a Record, na época, ter registrado em cartório a referida proposta, as diretorias de Flamengo e Corinthians negaram ter recebido uma oferta da emissora.

No fundo, todos tinham medo de confrontar a Globo. Hoje já não existe mais esse temor. E a grande verdade é que, por conta de todos os erros cometidos, o grupo viu evaporar uma montanha de dinheiro de suas receitas comerciais. O pior é que tudo aconteceu por erro de estratégia, por falta de bom senso na avaliação das consequências.

Publicamente, ninguém assume nem aponta os possíveis responsáveis por todos os erros cometidos. Mas as decisões foram tomadas levando em conta apenas o que a empresa economizaria com os compromissos cada vez maiores que esses eventos demandam.

Só que, além da evaporação de mais de R$ 1 bilhão de publicidade, houve uma perda institucional que não pode sequer ser mensurada.

Por isso a Globo está agora partindo pra guerra, tentando recuperar tudo que perdeu nos últimos dois anos. Os seus adversários que se previnam.

Texto/Fonte: METRÓPOLES