Foto: Reprodução
Terça, 24 de agosto de 2021 - 22:00:03
Abastecer com gasolina compensa mais do que com etanol em MT
1ª VEZ EM UMA DÉCADA
A situação é incomum para os mato-grossenses que sempre tiveram o preço do etanol como mais vantajoso

Pela primeira vez, em uma década, abastecer com gasolina em Mato Grosso está sendo mais vantajoso do que com etanol.

A competitividade entre os dois produtos é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores à gasolina. Quando a proporção alcança 70%, em média, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque.

>>> Clique aqui, participe do grupo de WhatsApp é fique bem informado com notícias de Sorriso, Sinop, Lucas e Região

Ocorre que atualmente a relação de preços alcança percentual acima de 72%. Ou seja, é mais vantajoso abastecer com gasolina.

Na comparação com outros estados, por muitas vezes, o etanol sempre foi mais vantajoso em Mato Grosso apenas. Com o aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras, por consequência, nas bombas, a vantagem mudou e em todo o Brasil, sendo a gasolina mais vantajosa em todos os estados atualmente.

Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo, explica que aumentos tão impactantes nos combustíveis também atingem o volume de vendas e aumenta o custo dos postos.  “Com o preço de tudo nas alturas, a renda do consumidor é prejudicada e ele tende a controlar os gastos e rodar menos se torna sua opção”, analisa.

Cálculo fácil

Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.  

Texto/Fonte: REPÓRTER MT