Foto: Marcio Cavaletti / Assessoria Câmara
Quinta, 29 de julho de 2021 - 20:00:08
Ação orientativa marca o “Julho Amarelo” na Casa de Leis
PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS

Nesta manhã (28), a Prefeitura de Sorriso, em parceria com a Câmara de Vereadores, está realizando uma campanha orientativa sobre a prevenção das hepatites virais, teste de glicemia e agendamento de visita para o Serviço de Atendimento Especializado (Sae). A ação está sendo feita em frente à Casa de Leis, das 7h às 11h.

O “Julho Amarelo” marca a luta contra as hepatites virais. O mês foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como símbolo de luta e prevenção da enfermidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 3 milhões da população brasileira pode ser portadoras dos vírus B ou C e desconhecerem a doença ou não realizarem tratamento adequado.

A hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina disponível na rede pública. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura. O tratamento é ofertado no SUS.

Texto/Fonte: Bianca Arruda / Assessoria Câmara
Galeria de imagens desta notícia