Foto: Mato Grosso Econômico
Quarta, 20 de março de 2024 - 09:48:37
Adversidades climáticas afetam colheita de soja no Brasil, mas exportações apresentam aumento.
Adversidades climáticas afetam colheita de soja no Brasil
Mas exportações apresentam aumento

As recentes adversidades climáticas têm gerado desafios para os agricultores brasileiros, impactando o mercado agrícola nacional. Com chuvas persistentes e mais previstas para os próximos dias, cerca de 50% dos produtores rurais ainda não iniciaram a colheita da soja, o que tem afetado a entrada do produto no mercado e gerado aumentos nos indicadores de compra para entregas futuras.

O atraso na colheita tem mantido os custos logísticos instáveis, enquanto os produtores enfrentam pressão para cumprir seus compromissos financeiros. No entanto, há sinais positivos no horizonte internacional, com as exportações de soja brasileira registrando um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

Ainda que o dólar esteja próximo dos R$ 5,00 e o mercado internacional apresente desafios próprios, como o aumento das compras de farelo pela China e problemas na produção de óleo de palma na Malásia, a perspectiva é de que o próximo mês traga uma mudança nesse cenário, à medida que a colheita avança e as condições climáticas se estabilizam.

No Brasil, as chuvas têm impactado o ritmo de colheita da soja em algumas regiões, enquanto beneficiam o desenvolvimento das lavouras em outras. O avanço da colheita, embora mais lento que em anos anteriores, indica uma progressão significativa em diversos estados produtores, trazendo esperança para o setor agrícola em meio aos desafios enfrentados.

Texto/Fonte: fonte: Yan Rocha/MTUOL com informações do Mato Grosso Econômico