O presidente da escola de samba Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Alexandre Constantino Furtado, foi preso nesta terça-feira (23) em uma operação que investiga tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo a polícia, Furtado é integrante do PCC. A defesa dele não foi localizada.
A ação, conduzida pela Polícia Federal e pela Polícia Militar por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-SP), cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. Dois dos endereços alvos na capital são na própria escola de samba Império de Casa Verde. Além disso, a operação prevê o sequestro de bens, direitos e valores de até R$ 291,5 milhões.
As investigações começaram após uma apreensão de 458 kg de cocaína no Porto de Vila do Conde, no Pará, em fevereiro de 2021. A droga estava escondida em uma carga de quartzo com destino ao Porto de Rotterdam, na Holanda. Durante as apurações, a polícia identificou a estrutura logística da organização e descobriu que o dinheiro do tráfico era lavado por meio de empresas fictícias e investimentos legais, como restaurantes.
A FICCO-SP reúne órgãos federais e estaduais de segurança, incluindo a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Secretaria Nacional de Políticas Penais, com apoio da Polícia Militar e da Receita Federal.