Foto: MT UOL
Quinta, 19 de agosto de 2021 - 08:54:20
Alvos do Gaeco, servidores de Sorriso não serão afastados; ‘Cunho eleitoral’
SUSPEITA DE ‘RACHADINHA’

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSB), decidiu por não afastar servidores do executivo municipal, após serem alvos de busca e apreensão do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) e Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nesta manhã de quarta-feira (18), a polícia investigou um suposto esquema de “rachadinhas”.

De acordo com a assessoria do prefeito, os servidores não serão afastados dos respectivos cargos. A denúncia que fez o Ministério Público do Estado (MPE) investigar a prefeitura diz respeito a uma época de eleição, em 2017.

O secretário de Administração, Estevam Calvo, negou as acusações. Segundo conta, como secretário da pasta, não receberia um pedido de “rachadinha”.

Consta na investigação que os servidores que exerciam cargo de confiança na administração municipal seriam obrigados a entregar parte do salário para os gestores e que o valor era repassado ao prefeito Ari Lafin (PSDB).

“Trata-se de um inquérito civil, de denúncias de época de eleição. Então a gente recebe isso como sendo algo de cunho eleitoral. É uma busca e apreensão num inquérito, no qual eles vieram aqui buscar documentos. Nós os recebemos pela manhã, entregamos os documentos que eles solicitaram para esclarecer quaisquer fatos”, disse.

De cunho eleitoral, ele afirma que uma das testemunhas da denúncia participou da eleição como oposição, para a Câmara de Vereadores. Por sua vez, negou informar o nome da pessoa.

“Até acho um pouco estranho o processo, porque uma das testemunhas citadas nesse inquérito foi candidato de oposição a vereador, o que já demonstra que isso se trata nada mais do que cunho eleitoral do que outra coisa”, afirmou.

Outro lado
"Em relação à operação do Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO) ligado à Procuradoria de Justiça Especializada, a Prefeitura Municipal de Sorriso esclarece que:

 - Trata-se de um mandado de busca e apreensão emitido pelo Tribunal de Justiça sob denúncia de supostos fatos ocorridos em 2017, de que haveria prática de cobrança de contribuições pecuniárias de servidores comissionados.

 - A Prefeitura Municipal de Sorriso pontua ainda que todos os documentos solicitados pelo NACO nesta manhã (18) já foram entregues e, que bem como, as partes citadas estão à disposição para quaisquer esclarecimentos que a Justiça achar necessário.

 A Administração Municipal recebeu com tranquilidade a equipe de investigação do NACO ciente de que se trata de uma denúncia com resquícios eleitorais.

 A Administração Municipal de Sorriso reafirma mais uma vez que está à disposição do Poder Judiciário para demais esclarecimentos necessários à conclusão da investigação, para o devido arquivamento do inquérito."

Texto/Fonte: Vitória Lopes / Gazeta Digital