Foto: Reprodução
Sexta, 13 de agosto de 2021 - 10:48:12
Animais silvestres recolhidos em Sorriso ganham vida nova no Pantanal
Cooperação e amor
rabalho é articulado entre Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Sema e voluntários

Kwin. A sonoridade do termo lembra o assovio emitido pelas antas. Foi esta fonética que batizou duas antas resgatadas em Sorriso em períodos distintos, mas que por força do destino, da Natureza, de Deus, ou de como quer que chamemos esta força maior que nós, agora convivem juntas em uma pousada no Pantanal cuidadosamente escolhida e legalizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para receber animais silvestre em processo de reabilitação.

No local, os animais, que ali chegam depois das mais variadas experiências, desde atropelamentos, ataques de outros animais, ou até mesmo os maus-tratos de animais racionais, reaprendem a “viver por conta” na natureza. Pois bem, na terça-feira (10), o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização de Sorriso (NIF) Reinaldo Nunes, acompanhado pelo coordenador da Casa dos Conselhos e entusiasta do projeto Repoflora, Celso Marcon, foram os responsáveis por levar a antinha Kwini para “seguir seu destino” na Pousada Rio Mutum, em Barão de Melgaço. O local recebe os animais voluntariamente, mas dentro de todos os critérios da Sema.

A bichinha, que já estava há dias vivendo sem contato com outros animais, sob os cuidados da médica veterinária Lilian Caldeira Martins de Medeiros, chegou ao novo lar e, em pouco tempo encontrou o Kwin, uma antinha macho que também passou pelas mãos da profissional. “O Kwin foi levado para a Pousada numa quinta-feira e no domingo, a Kwini chegou precisando de atendimento”, detalha a veterinária, que, assinou, em julho do ano passado, um termo de cooperação técnica com a Sema.

Voluntariamente, a profissional cuida dos animais silvestres resgatados, tanto pelo NIF, quanto pelo Corpo de Bombeiros, para que possam voltar a ter uma vida normal na natureza. Neste pouco mais de um ano, mais de 60 animais já passaram pelo olhar carinhoso de Lilian. Para alguns, já não houve mais o que fazer, mas para muitos, o cuidado garantiu a recuperação da saúde e da liberdade.

Em junho, conta a veterinária, um filhote de anta já chegou até ela, via NIF, sem vida. Uma semana depois, o Corpo de Bombeiros entregou à Lilian uma antinha macho, de mais ou menos 10 dias, encontrada em uma fazenda com ferimentos. Ela relata que, possivelmente, o bichinho tenha sido atacado por uma onça, que também deve ter matado a mãe dele.

E assim começou a história do Kwin. “Ele já chegou bastante debilitado, com feridas profundas e até miíase (que são os bichos), e ficou comigo por 19 dias, sendo então encaminhado à Pousada pela Sema”, explica, reforçando que a Kwini precisou de um tempo maior de recuperação.

Foram 50 dias de muito cuidado, carinho, leite de cabra, frutinhas, legumes e até oxigênio na primeira semana, para que a antinha, que chegou com menos de uma semana de vida, pudesse adquirir todas as habilidades necessárias para voltar à natureza.

E o que estes sete parágrafos querem dizer? “Que é possível sim, recuperar a vida destes animais e permitir que possam ser reinseridos ao seu hábitat natural” destaca a profissional. O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, explica que todo o tipo de denúncia referente a animais silvestres em área urbana, assim como maus tratos a animais, tanto silvestres como domésticos, pode ser feita pelo 99972 2611.

Reinaldo reforça ainda que todo o trabalho feito pela Prefeitura de Sorriso, via NIF, no tocante ao resgate, cuidados e destinação dos silvestres, segue o protocolo da Sema. O coordenador lembra ainda que o Corpo de Bombeiros, que pode ser acionado pelo 193, desempenha um relevante trabalho neste sentido também.

Texto/Fonte: Nádia Mastella / Assessoria prefeitura
Galeria de imagens desta notícia