Foto: MTUOL
Monday, 12 de August de 2024 - 08:01:16
Aplicação de Formulário de Avaliação de Risco a Mulheres em Mato Grosso Cresce 3,5% no Primeiro Semestre
Aplicação de Formulário de Avaliação de Risco a Mulheres em
Mato Grosso Cresce 3,5% no Primeiro Semestre

A Polícia Civil de Mato Grosso registrou um aumento na aplicação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar), ferramenta que avalia a vulnerabilidade das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. De janeiro a junho deste ano, 5.974 mulheres responderam ao questionário ao procurar ajuda nas delegacias do estado. Em comparação ao mesmo período de 2023, quando 5.769 formulários foram aplicados, o aumento foi de 3,5%.

O Fonar foi instituído pela Lei 14.149, de 2021, e tem como objetivo entender os riscos que essas mulheres enfrentam, subsidiando a atuação dos órgãos de segurança, Ministério Público e Judiciário. A delegada Mariell Antonini, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, destaca a importância dessa ferramenta: “O formulário nos ajuda a entender melhor o risco a que essas mulheres estão expostas, permitindo uma ação mais rápida e eficaz.”

Desde que o formulário foi integrado digitalmente ao Sistema Geia da Polícia Civil, em 2023, o processo ficou mais ágil, facilitando a coleta de dados e a geração de estatísticas. Além disso, o preenchimento do Fonar é essencial para que as vítimas possam acessar benefícios como o programa SER Família Mulher, que oferece auxílio financeiro e suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O programa SER Família Mulher, coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, foi idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e oferece auxílio-moradia de R$ 600,00 às mulheres vítimas de violência. Virginia Mendes reforça a importância do formulário: “Ele é fundamental para orientar as ações de combate à violência doméstica e, consequentemente, reduzir os índices de feminicídio.”

A aplicação do Fonar é um passo importante na proteção dessas mulheres, ajudando a salvar vidas e a fortalecer a rede de enfrentamento à violência em Mato Grosso.

Texto/Fonte: Fonte: Redação MTUOL com informações da PJC-MT