Foto: Reprodução
Domingo, 19 de setembro de 2021 - 20:00:09
Após decisão judicial, bebê de MT é transferido para São Paulo
CIRURGIA CARDÍACA
João Pedro tem cardiopatia congênita e será operado em hospital de referência em Ribeirão Preso

O recém-nascido João Pedro, que aguardava há 7 dias por uma cirurgia de  cardiopatia congênita, foi transferido na manhã de sexta-feira (17) para o Hospital Base de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O bebe é morador de Araputanga e saiu do Aeroporto Nelson Dantas, em Cáceres, em uma UTI Aérea.

A transferência ocorreu após decisão judicial. Os pais do recém-nascido conseguiram a transferência a uma unidade de referência em cirurgia dessa natureza.

O bebê nasceu na cidade de Araputanga e teve que ser transferido para o Hospital São Luiz, em Cáceres, devido a uma cardiopatia congênita, que é um grupo de anormalidades na estrutura do aparelho cardiocirculatório, secundária a uma alteração no desenvolvimento embrionário, que pode surgir nas primeiras oito semanas da gestação.

A família tinha pressa em transferir o bebê. Devido à gravidade da doença, ele precisava ser transferido com urgência para o centro mais avançados para efetivar a cirurgia.

Com a corrida contra o tempo, os pais resolveram buscar a justiça e, uma decisão judicial assinada pelo Juiz Plantonista Wladys Roberto Freire do Amaral, determinava a transferência.

Texto/Fonte: Folha Max -LETICIA KATHUCIA