Foto: Criador: NELSON ALMEIDA | Crédito: AFP Direitos autorais: AFP or licensors
Terça, 15 de novembro de 2022 - 15:42:02
Após declarações de Lula, bolsa registra tombo de R$ 100 bilhões
TRÁGICO
Falas do petista foram entendidas pelo mercado como falta de compromisso com a regra fiscal.

Nesta quinta-feira (10), após declarações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que colocaram em xeque a responsabilidade fiscal do país, a bolsa brasileira perdeu cerca de R$ 100 bilhões em valor de mercado.

Em sua fala, o petista sugeriu que algumas despesas do governo federal ficassem permanentemente fora do limite orçamentário a partir de 2023.

“Por que toda hora as pessoas dizem que é preciso cortar gasto? Que é preciso fazer superávit? Que é preciso ter um teto de gastos? Por que a gente não estabelece um novo paradigma?”, questionou o presidente eleito.

O Conexão Política conversou com operadores do mercado financeiro, que relataram ser quase unânime no segmento econômico que a fala de Lula foi entendida como uma falta de compromisso com as contas públicas.

Os investidores lembram que a bolsa tem a capacidade de ser versátil, isto é, pode se recuperar na mesma intensidade de quando cai.

No entanto, eles alertam que muitas promessas de campanha do petista, inclusive para combater a fome, dependem da estabilidade econômica e da regularidade nos índices do mercado de ações.

O principal patamar brasileiro em Nova York, nos Estados Unidos, caiu quase 6%, na contramão do S&P, das quinhentas maiores empresas das bolsas americanas, que subiu 4,6%. Em dólar, a queda da bolsa tupiniquim foi de 7%.

 

Texto/Fonte: Por Conexão Política