Foto: Arquivo pessoal
Terça, 15 de junho de 2021 - 10:44:46
Após promessa por cura, investigador percorre 1 km por cada dia que amigo ficou na UTI com Covid-19
AMIZADE
André Pompeo Pimenta Negri, de 35 anos, completou uma maratona de 51 km por seu parceiro de trabalho, Rony Cley, de 46 anos, que ficou internado em estado grave.

O investigador da Polícia Civil, André Pompeo Pimenta Negri, de 35 anos, completou uma maratona de 51 km para cumprir uma promessa que fez pedindo a cura do amigo e parceiro de trabalho, Rony Cley, de 46 anos, que ficou internado em estado grave e foi intubado, por causa da Covid-19. André prometeu que iria correr 1 km para cada dia que o amigo ficou internado e cumpriu a promessa no último domingo (13).

André e Rony são investigadores e se conhecem há cinco anos. Eles trabalharam juntos na Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá (DERF), como parceiros há dois anos e meio.

"Desde que chegamos formamos uma parceria boa", conta André.

Os dois foram infectados pela Covid-19 em junho do ano passado, na mesma época, durante o trabalho. Apresentaram sintomas ao mesmo tempo, mas a gravidade do quadro de Rony evoluiu e ele precisou ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UIT).

 

No km 38, Rony foi buscar o amigo e correu um pouco com André — Foto: Arquivo pessoal

Rony chegou a ficar intubado. Foi quando André fez a promessa, que cumpriria em um ano, para que o amigo saísse do hospital.

 

"Fiquei muito preocupado, nervoso e apreensivo com ele internado. Todo dia era uma apreensão quando saía o boletim médico. Ele ficou 38 dias internado. Eu me preparei fisicamente e fiz fortalecimento para pagar a promessa após um ano", relata.

 

André corria há menos de dois anos, mas nunca foi nada muito sério. Para cumprir a maratona, precisou focar nos treinos, que foi o que fez.

"Escolhi a ultramaratona Comrades, que significa 'camaradas'. A origem dela é na África do Sul, onde na Primeira Guerra Mundial os soldados fizeram este caminho. Achei muito expressiva fazer essa maratona, exatamente um ano depois de tudo, para o meu camarada Rony", conta.

A Comrades, é uma ultramaratona de aproximadamente 90 km, que é executada anualmente na África do Sul. É a maior e mais antiga corrida de ultramaratona do mundo.

A corrida foi para homenagear os soldados sul-africanos mortos durante a guerra. Um de seus principais objetivos é "celebrar o espírito da humanidade sobre a adversidade".

Foi por esse motivo que o investigador escolheu a Comrades. Ele correu com outro amigo, Luiz Viana.

 

 

Texto/Fonte: Kethlyn Moraes e Kessilen Lopes, G1 MT