Quarta, 24 de março de 2021 - 09:18:56
Após recorde de mortes, Bolsonaro se reúne com chefes dos Três Poderes
BASTIDORES
Encontro é tentativa de harmonizar esforços no combate à pandemia de Covid-19 e dar início à nova fase de relacionamento entre Poderes

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reúne, nesta quarta-feira (24/3), a partir das 8h, chefes dos Três Poderes para debater esforços no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. A ideia é que sejam debatidas ações institucionais conjuntas.

Estarão presentes os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Também devem participar os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça; da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e da Advocacia-Geral da União, José Levi, além do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

O general Eduardo Pazuello, exonerado na terça-feira (23/3), também estará presente. Os governadores de Alagoas, Renan Filho (MDB), do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), do Amazonas, Wilson Lima (PSC), de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Rondônia, Marcos Rocha (sem partido), participam da reunião.

Recém empossado, Queiroga ainda está em fase de transição na pasta. Esta será a primeira reunião formal com representantes dos demais Poderes e chefes dos Executivos estaduais.

O Brasil está na fase mais crítica da pandemia, com quase 300 mil mortes e recordes diários de óbitos pela doença. Nas últimas 24 horas, o país registrou 3.251 óbitos, o maior número desde o início da pandemia.

Vacinas e insumos

Um dos pedidos a serem levados a Bolsonaro no encontro é a possibilidade de criação de um fast track para acelerar a importação de insumos hospitalares usados em pacientes internados com Covid-19, além de ajustes na lei sancionada há duas semanas que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada, no sentido de possibilitar o fornecimento de imunizantes, por parte de empresários, aos funcionários.

Texto/Fonte: