O Governo de Mato Grosso obteve sinalização de novos investimentos internacionais para ampliar a recuperação de áreas degradadas no estado. A parceria foi articulada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) durante a London Climate Action Week (LCAW), encerrada nesta quarta-feira (25), e prevê a restauração de mais três mil hectares por meio da ONG Pró Natura Internacional, dentro do programa “Todos pelo Araguaia”.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que o programa chamou atenção pela sua estrutura, governança pública, transparência e qualidade técnica, além de incluir a geração de créditos de carbono como estratégia de financiamento. “Com recursos escassos no cenário global, projetos bem estruturados como o nosso saem na frente”, afirmou.
No início deste mês, o governo já havia firmado acordo com o banco alemão KfW para a restauração de 420 hectares da bacia do Alto Araguaia. A contratação de entidades executoras está em andamento.
A senadora Margareth Buzetti, que acompanhou a comitiva de Mato Grosso em Londres, celebrou o interesse de grandes investidores internacionais. “Apresentamos o programa a players globais e recebemos um reconhecimento claro do potencial de impacto ambiental e social. Temos boas perspectivas para expandir a recuperação do Araguaia”, afirmou. Ela também confirmou a participação do estado na Rio Climate Action Week, em agosto.
A presença da Sema no evento internacional foi viabilizada por meio de parceria com a empresa Future Climate Group S.A.
O programa Todos pelo Araguaia abrange 12 municípios e tem como foco a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), conservação do solo e a promoção de práticas agropecuárias sustentáveis.