Foto: Arte/g1
Wednesday, 18 de June de 2025 - 15:47:23
Atualização: Brasil se declara livre da gripe aviária após 28 dias sem novos focos em granjas
BRASIL RETOMA STATUS SANITÁRIO APÓS CASO EM MONTENEGRO

O governo brasileiro anunciou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e aos países importadores de carne de frango que o Brasil está novamente livre da gripe aviária em criações comerciais. A decisão foi tomada após o país completar 28 dias sem registro de novos casos da doença em granjas, prazo estabelecido pela OMSA após a desinfecção do foco identificado em Montenegro (RS), em 15 de maio.

A expectativa do Ministério da Agricultura é que os embargos impostos por cerca de 80 países — como China, União Europeia, Japão e México — sejam agora revistos, embora o processo não ocorra de forma imediata. Em muitos casos, a suspensão total da compra pode ser substituída por restrições localizadas, como apenas ao Rio Grande do Sul ou à cidade de Montenegro.

“O Brasil demonstrou eficiência e transparência no enfrentamento da crise. Agora retomamos o comércio internacional com responsabilidade”, afirmou o ministro Carlos Fávaro.

Desde a chegada do vírus H5N1 ao Brasil em 2023, foram mais de 4 mil investigações, com 174 casos confirmados — sendo 168 em aves silvestres, cinco em criações domésticas e apenas um em granja comercial.

Embora os países compradores possam reavaliar os bloqueios com base no novo status sanitário, não há prazo obrigatório para isso. Recentemente, o Japão, por exemplo, ampliou o embargo para além de Montenegro, incluindo municípios de Goiás e Mato Grosso, onde a doença foi registrada em aves domésticas.

Texto/Fonte: G1