Foto: Assessoria ALMT
Segunda, 22 de novembro de 2021 - 14:33:08
Audiência pública debaterá implantação de polo da Unemat em Sorriso
AUDIÊNCIA PÚBLICA

A graduação de nível superior ainda é um sonho distante para milhares de estudantes do ensino médio em Mato Grosso. A ausência de vagas em instituições públicas e a falta de recurso financeiro para custear a graduação na rede privada, certamente, são os maiores empecilhos para quem pretende ingressar no competitivo mercado de trabalho.

No sentido contrário, segue o setor industrial que passou a importar mão de obra qualificada de outros estados.

Em Sorriso, por exemplo, maior produtor de grãos do Brasil, a expansão de usinas de etanol de milho reascendeu a discussão em torno de investimentos para a formação de mão de obra qualificada.

 

Atento a demanda, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) propôs a realização de audiência pública para debater a implantação de um polo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sorriso.

Protocolado na sessão plenária desta quarta-feira (17), o Requerimento de nº 680/2021 também sugere que o governo do estado leve em consideração as peculiaridades da região e, diante disso, “analise a possibilidade da oferta de novos cursos a fim de impulsionar, ainda mais, a área educacional e econômica da região médio norte”.

Agendada para o dia 10 de dezembro (sexta-feira), às 9h, no Pavilhão da Escola Estadual Ignácio Schevinski, a audiência pública é voltada para profissionais de ensino e demais membros da comunidade estudantil. Também são esperados representantes dos governos estadual e federal, além de prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Cidesa).

“Os estudantes de Mato Grosso são privilegiados por contar com uma universidade com o padrão de qualidade da Unemat. Por outro lado, precisamos reconhecer que algumas regiões cresceram acima da média estadual e em virtude disso, necessitam da prestação deste serviço educacional”, avalia o autor do requerimento, Xuxu Dal Molin.

Ainda de acordo com o parlamentar, as tratativas para a implantação do polo da Unemat em Sorriso estão em fase avançadas. Isso graças a retomada das obras de construção da Escola Técnica de Sorriso, anunciadas no início deste mês pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

Paralisado desde 2009, o projeto descritivo prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, biblioteca, centro de convivência, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 150 pessoas, entre outros.

Situada no bairro Industrial, Zona Leste de Sorriso, a nova escola técnica oferecerá cursos de nível técnico e superior para cerca de 2,5 mil estudantes.

“Investir em educação é a forma mais eficaz para combatermos as desigualdades sociais. Os estudantes precisam ter a certeza de que quando concluírem o ensino médio, eles terão acesso gratuito a um ensino superior de qualidade aqui em Sorriso, na ‘porta de casa’. Ou seja, a garantia de que não precisarão mudar de cidade ou até mesmo de estado em busca de qualificação”, descreve Dal Molin.

A UNEMAT

Fundada em 15 de dezembro de 1993, por meio da Lei Complementar nº 30, a Universidade do Estado de Mato Grosso é composta por 13 campus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais, totalizando 22 mil acadêmicos atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas.

Na área de pós-graduação, a Unemat mantém quatro cursos de doutorados institucionais, quatro de doutorados interinstitucionais, três de doutorados em rede, 17 mestrados nos mais variados modos, além de dezenas de cursos de especialização.

Entre os cursos de graduação ofertados pela instituição estão: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, educação física, engenharia elétrica, engenharia florestal, geografia, história, jornalismo, matemática, medicina, pedagogia, sistemas de informação, turismo e zootecnia.

SERVIÇO

O que? Audiência Pública para debater implantação de polo da Unemat em Sorriso

Quando? 10 de dezembro (sexta-feira), ás 9h

Onde? Escola Estadual Ignácio Schevinski

 

Texto/Fonte: Assessoria ALMT-Michel Ferreira