Foto:
Quarta, 19 de maio de 2021 - 11:43:57
Auditoria de Ministério pode auxiliar Mato Grosso a ser zona livre de aftosa sem vacinação
Agronegócio
Ação é realizada para verificar a qualidade dos serviços veterinários do país

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciou nesta segunda-feira (17.05) a auditoria no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários Oficiais das instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Quali-SV), que tem como objetivos promover melhorias e garantir padrões de qualidade satisfatórios dos procedimentos e controles da defesa sanitária animal, baseado no monitoramento contínuo de indicadores.

“A auditoria verifica se o trabalho que está sendo prestado é efetivo, se tem qualidade e isonomia. A nota desta auditoria, especificamente, é determinante para o processo de Mato Grosso se tornar uma zona livre de aftosa sem vacinação”, explica César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.
 

Durante dez dias, os auditores do Mapa avaliarão todas as atividades realizadas pelo Instituto, os documentos emitidos, as certificações, as estruturas físicas, capacidade técnica e operacional como um todo. “As equipes do Indea MT responderam um questionário prévio com informações sobre as áreas técnica e administrativa. Nesta edição da auditoria, dividimos o trabalho com diversas áreas para termos o maior envolvimento dos gestores e chegarmos a um resultado satisfatório”, diz Emanuelle de Almeida, presidente do Indea MT.

Além da sede do Indea MT em Cuiabá, a auditoria irá avaliar as unidades do Instituto em Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Campo Verde e Rondolândia e dois Postos Fiscais de Colniza e Vila Rica. A partir desta ação, será confeccionado um relatório, com as notas representativas do Estado como um todo e a partir de então o INDEA deverá apresentar um plano de ação para atendimento às recomendações do relatório de auditoria.

Texto/Fonte: Com informações Cenário Mt