Foto: Reprodução
Segunda, 22 de novembro de 2021 - 22:00:45
Avião de UTI aérea com paciente faz pouso de emergência e desce de "barriga" em aeroporto
ATERRISSAGEM PERIGOSA

Um avião de pequeno porte com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) fez um pouso de emergência no aeroporto Atlas Cantanhede em Boa Vista nessa segunda-feira (22). Dentro da aeronave estavam um paciente, o piloto, copiloto, enfermeiro, médico e um acompanhante. Apesar do susto, não houve feridos no acidente.

O avião pertence à empresa de táxi aéreo Brasil Vida, especializada em aviões com UTI, e teve de fazer aterrissar de "barriga" na pista por volta das 2h40 da madrugada. A empresa não informou o que causou o pouso de emergência. A aeronave é um bimotor turboélice King Air B200, prefixo PS-HCS.

Além disso, a Brasil Vida disse que enviou outra aeronave para finalizar a missão. O estado de saúde do paciente e o destino do voo não foram divulgados. Os Bombeiros também foram acionados e prestaram apoio no aeroporto.

Avião estava com seis pessoas a bordo — Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o avião já foi retirado e, por conta do pouso emergencial, a pista precisou ser interditada, mas deve ser liberada ainda nesta manhã.

Por conta da interdição, um avião empresa Azul Linhas Aéreas, que chegaria de Belém alternou o voo e foi direcionado para o aeroporto de Manaus. Um outro voo da Azul também atrasou a chegada a Boa Vista.

Em nota, a Azul informou que acomodou os clientes nos próximos voos da própria companhia e acrescentou que ações como essa são necessárias para "garantir a segurança de suas operações."

A empresa Brasil Vida também informou que a aeronave possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e opera com manutenção rigorosamente em dia.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi procurada, porém não respondeu ao g1 até a publicação da reportagem.

Aéronave com UTI faz pouso de emergencia em Boa Vista — Foto: Américo Luiz de Matos/Rede Amazonica

Foto: Américo Luiz de Matos/Rede Amazonica

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2021/11/22/aviao-de-uti-aerea-com-paciente-faz-pouso-de-emergencia-e-desce-de-barriga-em-aeroporto-de-boa-vista.ghtml

Texto/Fonte: g1RR