Friday, 07 de November de 2025 - 15:57:47
Bad Bunny faz história e Kendrick Lamar lidera indicações à maior premiação da música
GRAMMY 2026

A Academia de Gravação divulgou nesta sexta-feira (7) a lista de indicados ao Grammy 2026, cuja cerimônia acontecerá em 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles. O rapper norte-americano Kendrick Lamar lidera as indicações, com nove no total, seguido por Lady Gaga, com sete. Entre os destaques, Bad Bunny entrou para a história ao se tornar o primeiro artista a cantar em espanhol indicado nas três categorias principais da premiação: Álbum, Gravação e Canção do Ano.

Além deles, Sabrina Carpenter e Leon Thomas aparecem com seis indicações cada, consolidando o forte momento da nova geração do pop e do R&B. Entre os brasileiros, Caetano Veloso e Maria Bethânia concorrem na categoria de Melhor Álbum de Música Global, com o projeto Caetano e Bethânia Ao Vivo.

O Grammy 2026 também traz novidades em seu formato, com a inclusão de duas novas categorias: Melhor Capa de Álbum e Melhor Álbum de Country Tradicional. Assim, o gênero country passa a ser dividido entre as modalidades Tradicional e Contemporâneo. No total, a premiação contará com 95 categorias.

Na disputa pelo Álbum do Ano, estão Debí Tirar Más Fotos (Bad Bunny), Swag (Justin Bieber), Man’s Best Friend (Sabrina Carpenter), Let God Sort ’Em Out (Clipse, Pusha T e Malice), Mayhem (Lady Gaga), GNX (Kendrick Lamar), Mutt (Leon Thomas) e Chromakopia (Tyler, The Creator). Já na categoria Gravação do Ano, aparecem faixas como DtMF (Bad Bunny), Wildflower (Billie Eilish), Abracadabra (Lady Gaga) e Luther (Kendrick Lamar e SZA).

A edição de 2026 promete ser marcada pela diversidade de estilos e pela representatividade linguística, com o espanhol e o inglês dividindo espaço nas principais categorias — um marco histórico na trajetória do Grammy.

Texto/Fonte: G1