O Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (13) que ainda restam R$ 9,13 bilhões em valores esquecidos por pessoas físicas e jurídicas em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. Os dados consideram os valores disponíveis até o fim de março.
A consulta deve ser feita exclusivamente pelo site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br. O sistema permite verificar se há quantias a receber em nome próprio ou de pessoas falecidas, desde que o usuário seja herdeiro, inventariante, representante legal ou testamentário. Nestes casos, é necessário preencher um termo de responsabilidade.
Para solicitar a devolução, é obrigatória a indicação de uma chave PIX. Se o beneficiário não tiver uma, deve contatar diretamente a instituição financeira onde o valor foi encontrado, ou cadastrar a chave e retornar ao sistema para concluir o processo.
O acesso ao sistema requer conta gov.br com nível prata ou ouro e autenticação em duas etapas. Isso inclui o uso do aplicativo gov.br no celular, validação facial e geração de um código de acesso temporário.
O BC reforça que o sistema é gratuito e orienta os usuários a não clicarem em links recebidos por mensagens ou redes sociais, pois as consultas devem ser feitas apenas no site oficial.