Foto: ARQUIVO
Quinta, 20 de maio de 2021 - 10:22:08
Bebê é resgatado em MT antes de ser vendido na Bolívia; mãe foi mantida em cárcere durante gravidez
RESGATE EM MATO GROSSO
Mãe biológica entregou documentos de outra pessoa para facilitar o registro da criança. Polícia pediu prisão da mulher que recebeu a criança; ela é procurada.

Um bebê de aproximadamente um mês de vida que seria vendido na Bolívia foi resgatado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (19), em Cuiabá.

De acordo com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) duas mulheres envolvidas no crime, sendo a mãe biológica e a mulher que ficou com a criança, já foram identificadas, mas ainda não foram localizadas pela polícia.

O bebê está acolhido em um abrigo.

O caso, popularmente conhecido como adoção à brasileira, pode envolver outros crimes, como tortura, cárcere privado e associação criminosa.

As investigações iniciaram no dia 23 de abril, três dias após o parto, quando a equipe da GCCO recebeu denúncia de que a suspeita estava mantendo uma mulher grávida e deficiente auditiva em cárcere privado para ficar com a criança.

Segundo as informações, após o nascimento o bebê seria encaminhado para a Bolívia, onde possivelmente seria negociado com outras pessoas.

Os policiais conseguiram levantar diversas informações sobre o caso, como a maternidade, em Cuiabá, onde a criança nasceu.

Delegado de MT fala sobre caso de bebê que seria vendido na Bolívia

Delegado de MT fala sobre caso de bebê que seria vendido na Bolívia

De acordo com a GCCO, no momento de ter o bebê, ao invés de entregar os documentos pessoais, a grávida entregou a identidade da suspeita para posteriormente facilitar o registro da criança.

O bebê do sexo masculino nasceu no dia 20 de abril e foi entregue pela mãe para a suspeita.

 

Hospital

 

No período em que ficou no hospital, o que chamou a atenção dos médicos e enfermeiros, foi o fato de a mãe ser deficiente auditiva, o que dificultava a sua comunicação com os profissionais do hospital.

A grávida utilizava aparelho de audição e os servidores do hospital tinham que tirar a máscara para que ela fizesse a leitura labial.

Esse foi um ponto fundamental para as investigações, pois quando os investigadores identificaram a pessoa que constava no documento entregue no hospital, descobriram que ela não possuía deficiência auditiva, se tratando claramente de outra pessoa.

Com a descoberta, desde segunda-feira (17), os policiais buscavam a suspeita, porém, ela entregou a criança para irmã e fugiu não sendo mais localizada.

O bebê foi encontrado com a irmã da investigada, que foi ouvida como testemunha na GCCO, e confirmou as informações apuradas pelos policiais.

A suspeita irá responder pelo crime de “Parto Suposto”, previsto no artigo 242, do Código Penal, popularmente conhecido como adoção à brasileira, que é quando o autor dá como seu o parto de outra pessoa.

Segundo o delegado da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, as investigações continuam para descobrir outras condutas penais, uma vez que há informações que a grávida sofreu tortura, cárcere privado enquanto estava gestante.

A polícia também investiga qual era a real intenção da mãe em relação à criança.

O delegado representou pela prisão da suspeita e a cópia do procedimento foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) que atuará junto à GCCO nas investigações.

Esquema em rede social

 

Conforme o delegado, o que levou a GCCO assumir a investigação foi a possibilidade de crimes mais graves, envolvendo um esquema criminoso instalado em Mato Grosso, para negociação de recém-nascidos.

Há informações sobre um grupo em rede social que faz a negociação dessas crianças, em que há mulheres interessadas na entrega dos bebês logo após o nascimento para adoção, sem os devidos tramites legais.

Texto/Fonte: COM ASSESSORIA G1