Foto: Divulgação
Quarta, 16 de maio de 2018 - 09:23:39
BLW: conheça o método de alimentação independente dos bebês
Benefícios
Esta forma de introdução alimentar tem vários benefícios para a criança

Embora não seja uma prática nova, no Brasil somente agora vem ganhando força e muitos pais estão optando pela forma de introdução alimentar, através do método BLW, ou Baby-Led Weaning.

Esse método consiste em deixar o próprio bebê conduzir a sua introdução alimentar. A partir dos seis meses de idade ele começa a receber sua alimentação através de itens sólidos, com pedaços de alimentos cortados, para que possa segurar e comer sozinho.

Esta forma de introdução alimentar tem vários benefícios. para a criança. Confira quais são: 

Aceitar melhor os alimentos

A criança já começa a conhecer os alimentos nas suas texturas corretas e no sabor correto, já que não estão misturados ou amassados, o que faz com que se acostume mais rápido e, em longo prazo, passe a consumir mais.

Estimular a autonomia

Os alimentos ficam disponíveis na frente do bebê para que ele escolha, pegue, sinta, leve à boca, prove, e decida o que vai comer. E ela quem conduz todo o processo.

Desenvolver habilidades sociais

No BLW o bebê senta-se à mesa e come junto com a família, os mesmos alimentos que a família está comendo, de forma que se adapta mais facilmente a essa rotina.

Ter uma experiência sensorial

A criança não está só se alimentando, ela acaba desenvolvendo outros sentidos como a visão (tem que olhar e escolher o alimento de formatos e cores diferentes), o tato (toca o alimento e sente a textura), habilidade motora (porque pode deixar cair e tem que pegar).

Evitar a obesidade

Um estudo publicado em um jornal inglês apontou que com essa introdução alimentar há uma tendência menor à obesidade. Porque como é o próprio bebê que conduz, ele consegue identificar o momento que está saciado.

Texto/Fonte: Noticias ao Minuto