Foto: REUTERS/Vladyslav Sodel
Thursday, 28 de August de 2025 - 09:43:23
Bombardeio deixou dezenas de feridos e apagão em bairros da capital; Reino Unido e França condenam ofensiva
ATAQUE RUSSO MATA 17 PESSOAS EM KIEV, ENTRE ELAS QUATRO CRIANÇAS

Um ataque em larga escala da Rússia contra Kiev, capital da Ucrânia, deixou pelo menos 17 mortos — incluindo quatro crianças — e 38 feridos nesta quinta-feira (28), segundo o governo ucraniano. O bombardeio, classificado pelo prefeito Vitali Klitschko como “maciço”, atingiu três bairros, danificou estruturas de energia e deixou 60 mil pessoas sem luz.

De acordo com o Exército ucraniano, a Rússia lançou 598 drones e 31 mísseis contra o país; 563 drones e 26 mísseis foram interceptados. Moscou confirmou o ataque e afirmou ter usado armas de alta precisão, incluindo mísseis balísticos Khinzal, com o objetivo de atingir bases aéreas e empresas ligadas ao esforço militar da Ucrânia.

O presidente Volodymyr Zelensky chamou a ofensiva de “assassinato horrível e deliberado de civis” e declarou que a Rússia “escolheu os mísseis em vez da mesa de negociação”. Já o premiê britânico, Keir Starmer, disse que o ataque foi “sem sentido” e informou que um edifício diplomático do Reino Unido foi gravemente danificado. O presidente francês, Emmanuel Macron, também condenou a ação.

Enquanto moradores de Kiev buscavam abrigo no metrô, a Ucrânia respondeu atacando refinarias de petróleo russas nas regiões de Krasnodar e Samara. A escalada acontece em meio a novas tentativas diplomáticas de encerrar a guerra, iniciada em 2022.

Texto/Fonte: G1