O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) controlou, nesta terça-feira (30.9), um incêndio que atingiu um depósito de madeireira localizado na Avenida Ministro João Albert, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá. A operação durou cerca de 12 horas, durante as quais mais de 80 mil litros de água foram empregados no combate às chamas e no rescaldo da área.
O fogo começou por volta das 2h50, nos fundos do depósito, e se espalhou rapidamente para outras partes da madeireira, incluindo o escritório e uma casa de tintas, devido à alta inflamabilidade do material armazenado. A equipe da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1ª CIBM) foi acionada imediatamente.
Segundo o tenente-coronel BM André Luiz Dechamps, comandante da 1ª CIBM, a ação inicial contou com três viaturas, incluindo um autotanque com capacidade de 14 mil litros. Por volta das 6h, devido à intensidade das chamas, o combate precisou ser reforçado com o apoio de um caminhão-pipa da Prefeitura de Barra do Garças.
“Para apagar o incêndio e realizar o rescaldo, utilizamos aproximadamente 80 mil litros de água, garantindo não apenas a extinção das chamas, mas também o resfriamento da área para evitar qualquer risco de reignição ou acidente”, explicou o comandante.
A operação terminou por volta das 14h30, com o controle completo das chamas e o resfriamento de todas as áreas afetadas. Segundo Dechamps, o escritório da madeireira sofreu apenas danos parciais no teto próximo ao depósito, enquanto a casa de tintas, também próxima ao depósito, foi atingida pelas chamas. Outras áreas adjacentes não tiveram prejuízos, e não houve feridos.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec) esteve no local para conduzir exames periciais, analisando vestígios das chamas que ajudarão na conclusão do laudo. O comandante ressaltou que a cena foi preservada desde o início, sem remoção de objetos ou materiais, e que imagens do HD da madeireira foram coletadas e encaminhadas à Polícia Civil para investigar a possibilidade de incêndio criminoso.