Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Quinta, 09 de junho de 2022 - 21:40:41
Brasil tem aumento de 45% na safra do milho, crescimento equivalente à produção da Ucrânia
SAFRA DO MILHO

A safra atual de milho no Brasil teve um aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O crescimento será de quase 30 milhões de toneladas, o que representa toda produção da Ucrânia.

Esta é a segunda colheita do grão no país. Segundo a Conab, foram 88 milhões de toneladas. Em 2021, foram colhidas 60,7 milhões. A produção só não vai ser maior por causa do clima, que afetou as plantações.

“O crescimento da safra de milho brasileira é praticamente equivalente a toda a safra da Ucrânia. Então, vejam o impacto que isso tem no Brasil e no mundo. Se nós não melhoramos os estoques mundiais, o equilíbrio entre oferta e demanda acaba sendo afetado”, disse Sérgio de Zen, diretor de política agrícola da Conab.

A projeção total da Conab é de uma colheita nacional de mais de 271 milhões de toneladas de grãos este ano. Porém, o resultado foi impactado negativamente pela falta de chuva nos estados do Sul e parte do Centro-Oeste.

“Hoje, nós temos uma redução, mas é importante dizer que comparando com a safra 20/21 nós tivemos um aumento de 6,2%. Ou seja, 15,8 milhões de toneladas a mais do que a safra passada”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

As colheitas do arroz e da soja já estão quase finalizadas. Para o primeiro, a produção deve ser de mais de 124 milhões de toneladas, queda de 10,1% em relação à safra anterior. Já para o arroz, a provisão é 10,6 mil toneladas, uma redução de 9,9%.

“Já no feijão a notícia eu acho que é muito positiva. Comparada com a safra anterior nós temos uma expansão na produção de feijão para essa safra. Uma expansão de pouco mais de 6,5%”, explicou o pesquisador da FGV Felippe Serigati.

Nas culturas de inverno, que já começaram a ser plantadas, a expectativa é de recorde. O trigo deve chegar a mais de 8 milhões de toneladas.

Texto/Fonte: Vitor Santana e Giovana Dourado, g1 Goiás e TV Anhanguera