O superesportivo elétrico Yangwang U9, da BYD, entrou para a história ao ultrapassar os 470 km/h durante testes na pista de Papenburg, na Alemanha. O feito foi conquistado pelo piloto profissional Marc Basseg a bordo da versão Track Edition, que, apesar de otimizada para desempenho, mantém todos os itens exigidos para circulação em vias públicas.
Esse não foi o primeiro recorde do modelo: em novembro de 2024, a configuração convencional do U9 já havia atingido 391,94 km/h, também pilotada por Basseg.
O supercarro chinês impressiona pela potência: são quatro motores de 326 cv cada, um em cada roda, que somam 1.306 cv e 130,5 kgfm de torque — mais que o dobro do tradicional motor Coyote 5.0 V8 da Ford F-150. O conjunto garante aceleração de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, superando até mesmo a Ferrari SF90 Stradale, que cumpre a marca em 2,5 segundos.
Embora a velocidade máxima homologada seja de 309 km/h, a remoção de limitadores permitiu que o U9 atingisse marcas inéditas. A suspensão hidráulica também chama atenção: o sistema pode elevar o carro em até 75 mm em frações de segundo, permitindo até “saltar” buracos. Em testes, o veículo chegou a percorrer seis metros no ar a 120 km/h.
O modelo, que ainda não é comercializado no Brasil, parte de 1,68 milhão de renminbi na China (cerca de R$ 1,3 milhão). Além do desempenho, a BYD promoveu apresentações em que o carro “dança” com auxílio da suspensão, luzes e som.
A façanha aconteceu no circuito de Papenburg, um dos mais renomados do mundo para avaliação de supercarros, já utilizado por modelos lendários como o Koenigsegg Agera RS, o Rimac Nevera e o Bugatti W16 Mistral, todos recordistas em diferentes categorias de velocidade.