Foto: Secom MT
Tuesday, 06 de May de 2025 - 14:22:04
Campanha visa sensibilizar sobre amamentação e aumentar a doação de leite humano no estado
SES DE MATO GROSSO PROMOVE AÇÕES DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE LEITE HUMANO DURANTE O "MAIO BRANCO"

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso está promovendo uma série de mais de 50 ações durante o mês de maio, em comemoração ao "Maio Branco", que visa sensibilizar a população sobre temas como amamentação, o Método Canguru e a doação de leite humano. Entre as datas importantes, destacam-se o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru (15 de maio), o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio) e o Dia Mundial de Proteção da Amamentação (21 de maio).

As ações contarão com a participação de diversas entidades, incluindo 10 Secretarias Municipais de Saúde, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sete unidades hospitalares, dois Bancos de Leite Humano (BLH), além do Hospital Universitário Júlio Muller e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Serão realizadas atividades como rodas de conversa, campanhas de doação de leite humano, palestras para gestantes, visitas a estabelecimentos comerciais para conscientização sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL), seminários sobre aleitamento materno, além de ações simbólicas como o plantio do ipê amarelo (árvore símbolo da amamentação).

Sinop será o município com mais eventos, com 17 atividades, seguido de Cuiabá com oito. Outras cidades também participarão das mobilizações, como Alto Araguaia, Cáceres, Confresa e Rondonópolis, entre outras.

Rosiene Pires, coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, destaca a importância do trabalho colaborativo entre diferentes setores da sociedade para fortalecer as práticas de apoio à amamentação. Segundo ela, as ações também reforçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos até 2030.

Rodrigo Carvalho, técnico responsável pela área de promoção e apoio à amamentação, reforça a importância das mobilizações para aumentar a doação de leite humano, proteger a amamentação e promover o cuidado com bebês prematuros, utilizando estratégias como o Método Canguru, que estimula o contato pele a pele entre mãe e bebê para melhorar a saúde neonatal.

Texto/Fonte: Secom MT