Foto:
Quinta, 07 de janeiro de 2021 - 08:39:45
Capital já admite suspender cirurgias eletivas para evitar lotação de hospitais
PANDEMIA DISPARADA
Atualmente, 23 mil pessoas aguardam para fazer cirurgias menos graves na Capital

Diante do aumento de casos de Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá avalia determinar uma nova suspensão das cirurgias eletivas nos hospitais municipais. Atualmente, mais de 23 mil pacientes de todo o Estado aguardam pelo atendimento nas unidades regionais.

De acordo com as informações, a secretária municipal de Saúde, Ozenira Felix, deve se reunir com a equipe da Central de Regulação para definir as ações que devem ser tomadas. A decisão deve levar em conta o crescimento na demanda em atendimentos de pacientes infectados com a covid-19 na capital. 

Vale lembrar que, no ano passado, os procedimentos ficaram suspensos por seis meses para desafogar o sistema de saúde, que enfrentava dificultades para atender os infectados com a Covid-19. Nesse período, os atendimentos só eram realizados em situação de urgência e emergência.

Em outubro do ano passado, a prefeitura retomou as cirurgias de forma gradativa, no Hospital Municipal de Cuiabá, Santa Helena e Hospital Geral. No entanto, devido ao crescimento dos casos de Covid-19 nos últimos dias, existe a possibilidade dos procedimentos serem suspensos novamente.

PANDEMIA

Nessa terça-feira (5), a SMS confirmou 41.604 casos e 1.192 óbitos por coronavírus. Atualmente há 176 pacientes internados nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com diagnósticos suspeito e confirmado da doença.

Texto/Fonte: Alan Mesquita