Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Monday, 07 de July de 2025 - 15:27:11
Capital mato-grossense registra cerca de 20% de empregos em atividades sustentáveis
CUIABÁ SE DESTACA EM EMPREGOS VERDES NO BRASIL

Cuiabá figura entre as capitais brasileiras com maior proporção de empregos verdes, junto a Florianópolis (SC) e Rio Branco (AC). Conforme o relatório “Habilidades e empregos verdes para adolescentes e jovens no Brasil”, do Unicef, aproximadamente 20% dos vínculos formais de trabalho na capital mato-grossense são relacionados a atividades sustentáveis.

Empregos verdes envolvem funções que promovem, preservam ou restauram ambientes limpos e sustentáveis, utilizando recursos naturais de forma eficiente e gerando oportunidades econômicas para grupos vulneráveis, respeitando territórios e comunidades locais.

Linacis Silva Vogel Lisboa, secretária Adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), ressalta que Mato Grosso mantém sua posição como maior produtor do país, preservando mais de 60% do território e adotando práticas sustentáveis, como plantio direto e uso de bioinsumos.

“Mato Grosso tem conseguido alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental. O destaque de Cuiabá reforça a transição para uma economia de baixo carbono, aproveitando seus recursos naturais de forma sustentável”, afirmou Linacis.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022, o mercado formal de trabalho no Brasil conta com mais de 78 milhões de vínculos, dos quais 8,7% são classificados como empregos verdes. Enquanto grandes centros, como São Paulo, têm números absolutos elevados, sua proporção relativa é menor, cerca de 10%.

O desempenho de Cuiabá reflete a liderança de Mato Grosso em setores estratégicos, como energias renováveis e indústria de biocombustíveis. O estado gera mais de 90% de sua energia elétrica a partir de fontes renováveis e é o principal produtor nacional de etanol de milho, movimentando uma cadeia produtiva desde a agricultura até a indústria, com significativa geração de empregos verdes.

Além desses setores, o manejo florestal sustentável, a agricultura regenerativa e a logística de baixo carbono também apresentam potencial para ampliar a geração de empregos sustentáveis no estado.

Linacis ainda destacou o papel da Sedec na coordenação do Grupo Gestor Estadual de Agropecuária de Baixo Carbono 2020-2030, formado por 41 instituições, que promove ações para mitigar e adaptar as emissões de gases de efeito estufa na agropecuária. Mato Grosso possui metas expressivas, com objetivo de reduzir 17% das emissões nacionais até 2030.

Texto/Fonte: Secom MT