O casal Adriana Café e Júlio Nunes Paula, de Cuiabá, é o exemplo de como o empreendedorismo pode surgir da necessidade e se transformar em sucesso. Criado em 2018, o “Assados do Julhão” nasceu com uma única máquina de frango assado instalada em uma calçada do bairro Tijucal, após Júlio perder o emprego. Com apoio da esposa, o negócio cresceu e hoje vende mais de meia tonelada de proteína por fim de semana.
Até 2024, o empreendimento funcionava de forma itinerante. Em outubro do ano passado, o casal adquiriu um ponto fixo, mantendo os clientes fiéis e aumentando as vendas. A nova estrutura, porém, trouxe novos custos, especialmente com energia elétrica. Para resolver o problema, Adriana e Júlio recorreram à Desenvolve MT e contrataram financiamento para instalação de energia solar.
Com a economia na conta de luz, o casal conseguiu reinvestir no negócio. Segundo Júlio, o crédito foi decisivo: “Foi um passo importante pra estruturação da empresa. As parcelas cabem no bolso e já conseguimos reforçar o capital de giro.”
Atualmente, o Assados do Julhão atende exclusivamente aos fins de semana com pratos completos de frango e costela suína, e se destaca pela qualidade e atendimento personalizado.
A linha Desenvolve Empresarial, que financiou o projeto, já liberou mais de R$ 35 milhões em 2025 para empresas de diversos setores no estado, incentivando modernização, geração de empregos e fortalecimento da economia local.