A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) apresentou resultados expressivos em 2024, com ações de controle interno que geraram uma economia de R$ 338 milhões para órgãos estaduais, segundo relatório divulgado recentemente. Além dos ganhos financeiros, o trabalho da CGE fortaleceu a eficiência, integridade e governança na administração pública estadual.
Ao todo, foram 215 ações distribuídas em dez categorias, com destaque para a melhoria da eficiência operacional e otimização de processos, que concentrou 76 ações, além do fortalecimento da prevenção e identificação de irregularidades (49 ações) e aperfeiçoamento dos sistemas de controle (31 ações).
Financeiramente, seis áreas da CGE concentraram os maiores resultados: a Secretaria Adjunta Executiva e de Ações Estratégicas respondeu por R$ 217 milhões em economia, seguida pela Secretaria Adjunta de Auditoria e Controle, com R$ 70,7 milhões, e a Secretaria Adjunta de Corregedoria, com R$ 50,3 milhões.
O relatório destaca também os benefícios qualitativos, especialmente da Secretaria Adjunta de Ouvidoria, que promoveu 24 ações voltadas para governança pública, participação social, gestão de riscos, capacitação e transparência, fortalecendo a confiança da sociedade e as instituições públicas.
Entre os órgãos beneficiados estão a Casa Civil, Desenvolve MT, Indea, Intermat, Metamat, MTI, Sefaz, Seduc, Ses, Seplag, Sema, Sesp, entre outros, que tiveram melhorias em processos, sistemas e serviços oferecidos à população.
O secretário Controlador-geral, Paulo Farias, ressaltou que a eficiência e o combate a práticas ilícitas foram pilares do trabalho da CGE, refletindo em economias diretas e indiretas para o Estado e reforçando a governança pública.
“Os números demonstram a importância do controle interno como ferramenta para aprimorar a gestão pública, garantir melhor aplicação dos recursos e fortalecer a confiança da sociedade no governo estadual”, afirmou Paulo Farias.
Os resultados evidenciam o papel estratégico da Controladoria para uma administração pública mais transparente, eficiente e íntegra, com impactos positivos na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de Mato Grosso.