Foto: Nortão Agora
Sexta, 15 de março de 2024 - 16:31:28
China habilita seis novos frigoríficos de Mato Grosso para exportação de carne bovina
China habilita seis novos frigoríficos
Mato Grosso para exportação de carne bovina

O Governo da China concedeu autorização para a exportação de carne bovina de seis frigoríficos de Mato Grosso, ampliando para 14 o número de plantas habilitadas no estado para transações comerciais com o país asiático. A decisão foi comunicada ao governo brasileiro nesta semana, como parte de um total de 38 habilitações concedidas, incluindo abatedouros de bovinos, frangos e suínos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, destacou o papel ativo do Governo do Estado nas negociações que culminaram na habilitação dos novos frigoríficos.

Ele ressaltou a participação do governador Mauro Mendes em uma importante feira de comércio na China, onde foram apresentados empresários do setor frigorífico, contribuindo para o reconhecimento da qualidade da carne mato-grossense no mercado internacional.

Miranda salientou que essa habilitação é um reconhecimento à indústria frigorífica e à classe produtora do estado, destacando a qualidade da carne produzida em Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do país e é livre de febre aftosa sem vacinação.

Ele ressaltou ainda que Mato Grosso tem conquistado novos mercados e ampliado suas exportações para diversos países, incluindo a China, principal compradora de produtos agrícolas do estado.

Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Sílvio Rangel, a habilitação desses frigoríficos representa uma importante oportunidade de mercado, especialmente considerando o grande consumo de carne na China. Ele enfatizou que a abertura desses novos mercados é fundamental para impulsionar as exportações e a economia do estado.

Em 2023, Mato Grosso exportou 244,3 mil toneladas de carne bovina para a China, gerando um faturamento de R$ 1,1 bilhão, de acordo com dados do Centro de Dados Econômicos do estado. Com a adição dos seis novos frigoríficos habilitados, espera-se um aumento no volume de carne embarcada e, consequentemente, um incremento na receita da indústria frigorífica mato-grossense.

Texto/Fonte:
Galeria de imagens desta notícia