Foto:
Quarta, 05 de maio de 2021 - 08:32:05
Chuva de meteoros será visível em Mato Grosso esta semana
MATO GROSSO
Uma das melhores chuvas de meteoros do ano será visível em Mato Grosso esta semana.

Uma das melhores chuvas de meteoros do ano será visível em Mato Grosso esta semana. A Eta Aquáridas é causada pelo Cometa Halley, o qual, em passagem pelo sistema solar, deixou uma trilha de poeira e detritos. Duas vezes ao ano, a Terra atravessa essa trilha, o que gera as chuvas de meteoros. 

Em Mato Grosso, a taxa estimada pela Associação Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) é de 39 meteoros por hora, em condições consideradas ideais (noite sem nuvens e em locais afastados das grandes cidades). O matemático Izaac Leite explica, ao Só  Notícias, que a Eta Aquáridas começou na metade de abril, mas atingirá o pico nesta semana, nas madrugadas dos dias 5 e 6. 

“Desde abril (está ocorrendo). Porém, o melhor pico, onde haverá a maior intensidade, será hoje e amanhã. Essa é a primeira. Final do ano temos outra também”, explicou Izaac, que é membro da Associação Brasileira de Monitoramento de Meteoros. 

Segundo a Bramon, a Eta Aquáridas produz uma quantidade maior de meteoros em relação à Oriónidas, segunda chuva causada pela passagem do Halley e que acontece em outubro. A entidade explica ainda que não são necessários equipamentos como telescópios ou binóculos para visualização do fenômeno. 

Texto/Fonte: