O início da semana será marcado por temporais no Rio Grande do Sul e calor no Centro-Oeste e Sudeste, mas uma mudança brusca no clima está prevista a partir de terça-feira (27), com a chegada da primeira grande onda de frio de 2025. A frente fria, de origem polar, deve avançar pelo Sul e alcançar outras regiões até o início de junho, segundo a Climatempo.
Nesta segunda (26), temporais atingem o oeste, centro e campanha gaúcha, com risco de raios, ventania e inundações em cidades como Uruguaiana e Santa Maria. Enquanto isso, o Sudeste e Centro-Oeste enfrentam tempo seco e temperaturas elevadas, com umidade do ar abaixo dos 30% em várias áreas.
No Nordeste, o tempo segue instável no litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, e no Norte há previsão de temporais entre Amazonas e Roraima.
A partir de terça, a frente fria provocará chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e Mato Grosso. Já entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o reforço da massa polar pode derrubar os termômetros a níveis negativos no Sul e abaixo dos 10°C no Sudeste e Centro-Oeste, com possibilidade de geada ampla e até neve nas serras.
Há ainda previsão de um ciclone extratropical na quinta-feira (29), com ventos de até 100 km/h no litoral do Sul e risco de ressaca.