Foto: Polícia Civil-MT
Thursday, 27 de November de 2025 - 10:10:12
Cira cumpre 10 mandados e bloqueia R$ 120 milhões em combate a fraudes tributárias
FRAUDES TRIBUTÁRIAS EM MIRA DO CIRA

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Mato Grosso (Cira-MT) desencadeou, nesta quinta-feira (27.11), a Operação Cana Caiada, destinada ao cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão contra investigados — pessoas físicas e jurídicas — suspeitos de praticar crimes contra a ordem tributária.

As medidas foram autorizadas pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias, em Cuiabá, após apurações conduzidas pela Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz) e pela 14ª Promotoria de Justiça Criminal. A decisão judicial também determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens móveis, imóveis, veículos e embarcações, que podem totalizar até R$ 120 milhões. Os mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá e em São Paulo (SP).

As investigações apontam que o grupo, ligado ao setor de destilarias de álcool, teria estruturado um elaborado esquema de blindagem patrimonial aliado a fraudes fiscais de alta complexidade, com a finalidade de sonegar tributos estaduais e causar prejuízos milionários ao erário.

O delegado titular da Delegacia Fazendária, Walter de Melo Fonseca Júnior, destacou que a ação reforça o compromisso institucional de responsabilizar grupos econômicos que utilizam estruturas artificiais para ocultar patrimônio e fraudar o fisco. Segundo ele, o trabalho integrado do Cira-MT tem sido fundamental para desmantelar mecanismos de blindagem sofisticada e assegurar a recuperação dos recursos públicos.

O promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére, da Promotoria de Crimes contra a Ordem Tributária, afirmou que operações desse porte fortalecem a concorrência leal e protegem empresas que atuam dentro da legalidade. Para ele, a atuação conjunta das instituições permite respostas rápidas e eficazes, ao mesmo tempo em que evita práticas comerciais desonestas que distorcem o mercado.

A execução das ordens judiciais conta com apoio da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Denarc), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Delegacia de Estelionato de Várzea Grande e Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Força-tarefa

O Cira-MT reúne, de forma permanente, o Ministério Público Estadual (MPMT), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/PJC-Defaz) e a Secretaria de Fazenda (Sefaz), em atuação coordenada.

Cana Caiada

O nome da operação remete à antiga prática de queimar canaviais antes da colheita como método de limpeza da plantação.

Texto/Fonte: Secom MT