A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com a Vigilância Sanitária de Cuiabá, interditou novamente, na manhã desta segunda-feira (22.9), uma clínica de estética no bairro Jardim Petrópolis. Esta é a terceira interdição do local, que voltou a ser alvo de fiscalização por irregularidades em procedimentos estéticos.
Durante a ação, policiais civis e fiscais encontraram um armário e uma gaveta com fundos falsos contendo um cilindro de ozônio e equipamentos utilizados nos atendimentos. Também foram localizados diversos tubos com sangue de pacientes, que possivelmente seriam reinjetados. Nos fundos da clínica, havia um frasco de Benzetacil e uma caixa com 100 unidades de Ceftriaxona, sendo 84 lacradas, medicamento que deveria ser aplicado apenas por médicos.
A proprietária da clínica será intimada a prestar esclarecimentos sobre exercício ilegal da medicina, enquanto a Decon prossegue com as investigações. A Vigilância Sanitária determinou a interdição total do estabelecimento.
Esta não é a primeira vez que a clínica é alvo de fiscalização. Em março, já haviam sido encontrados tubos com sangue de pacientes armazenados de forma irregular para procedimentos de Plasma Rico em Plaquetas (PRP), técnica que exige protocolos rigorosos e profissionais habilitados, o que não ocorria no local.
O delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, alerta para os riscos de procedimentos invasivos realizados em clínicas irregulares. “Aplicações de substâncias para fins estéticos ou o uso de subprodutos de sangue por profissionais não habilitados expõem os pacientes a trombose, embolia, necrose, infecções e risco de contaminação por HIV, hepatites e outras doenças infectocontagiosas”, afirmou.
A população é orientada a procurar sempre clínicas regularizadas e desconfiar de estabelecimentos que oferecem procedimentos invasivos sem respaldo da Vigilância Sanitária. Denúncias podem ser feitas diretamente à Delegacia do Consumidor, pelo e-mail [email protected]