O Flamengo entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a suspensão de 12 jogos aplicada a Bruno Henrique, pedindo efeito suspensivo para liberar o atacante enquanto o julgamento em segunda instância não ocorre. A expectativa é que ele possa jogar já neste domingo (14), contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A decisão sobre o efeito suspensivo deve sair ainda nesta quarta-feira, definindo se Bruno Henrique poderá ser relacionado pelo técnico Filipe Luís para a viagem a Caxias do Sul. O clube se mostrou otimista em reverter a punição aplicada pela 1ª comissão disciplinar, que considerou o atacante culpado por ter forçado um cartão amarelo em 2023, beneficiando apostadores, configurando manipulação.
Enquanto não há definição, Bruno Henrique permanece suspenso das 12 partidas seguintes do Brasileirão: Juventude, Vasco, Corinthians, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Sport, São Paulo, Santos e Fluminense, com datas entre 14 de setembro e 19 de novembro.
Durante o primeiro julgamento, o relator da comissão, Dr. Alcino Guedes, sugeriu que a pena poderia se estender a torneios internacionais, incluindo a Libertadores, caso se aplique aos jogos contra o Estudiantes e possíveis semifinais. A defesa do Flamengo, representada por Michel Assef Filho, contestou a extensão, afirmando que a punição por partidas deve ser cumprida apenas na competição em que ocorreu, no caso o Brasileirão.
O ge apurou que a Fifa pode, em casos específicos, estender suspensões para partidas internacionais, mas somente se o STJD solicitar à CBF. Enquanto isso, Bruno Henrique segue treinando normalmente com o elenco, aguardando a decisão sobre o efeito suspensivo.