Foto: Reprodução
Sexta, 01 de abril de 2022 - 14:12:45
Colheita da soja atinge 19% da área no Rio Grande do Sul
SOLO GAÚCHO

A colheita da soja atinge 19% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, era 14%. Em igual momento do ano passado, os trabalhos atingiam 24%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 40%. Os dados são da Emater-RS.

A ceifa foi interrompida, em parte do estado, no dia 23 com a ocorrência de um alto volume de chuvas, sendo retomada somente após o último sábado (26). As lavouras com perdas extremas não foram colhidas e foram destinadas a pastejo ou à produção de feno para alimentação animal. Persistiram os problemas associados à má uniformidade na maturação, devido à coexistência de plantas secas e outras verdes, estas contendo legumes secos e também verdes.

Frequentemente foi necessária a dessecação com herbicidas específicos para poder realizar o corte. A produtividade obtida ainda é muito baixa, condicionada pela intensidade da estiagem.

Contudo, há uma tendência desta se elevar à medida que a operação incluir cultivares de soja mais tardias ou lavouras estabelecidas a partir de dezembro. As lavouras em maturação representam 45% do cultivo, e produtores aguardam agora que a ocorrência de chuvas não prejudique o final da safra, já alterada pela estiagem.

Texto/Fonte: CANAL RURAL