Quarta, 10 de junho de 2020 - 14:03:17
Com 22 votos, Botelho é reconduzido à presidência da Assembleia
BASTIDORES
Votação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10); composição comandará AL pelo próximo biênio

O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) foi reconduzido ao comando da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (10). A chapa "União e Trabalho" foi eleita com 22 votos e comandará a Casa no biênio 2021-2022. A chapa teve 1 voto contrário e uma abstenção.

Desta forma, Botelho vai para seu terceiro mandato como presidente da Casa.

  Além de Botelho como presidente, integram a chapa os deputados Janaina Riva (MDB), como vice-presidente; Max Russi (PSB), como primeiro-secretário; Wilson Santos (PSDB), segundo vice-presidente; e Valdir Barranco (PT), Claudinei Lopes (PSL) e Paulo Araújo (Progressistas), como segundo, terceiro e quarto secretários, respectivamente.

Conforme a legislação, para ser eleita a chapa necessita de maioria absoluta de votos - 13. A chapa é a mesma que comandou a Casa no biênio 2019-2020, com exceção do segundo secretário, que era de Valmir Moretto (PRB), e da segundo vice-presidente que era do deputado Elizeu Nascimento (DC).

A votação foi feita de maneira secreta e teve início às 9h30 e terminou às 10h. Os parlamentares foram chamados um a um, pelo primeiro-secretário Max Russi, ao plenário e preencheram a cédula de votação da chapa.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os deputados esperaram em seus gabinetes o momento de votar. Subiram ao plenário somente após serem chamados. 

Os eleitos tomarão posse em 1º de fevereiro de 2021.

 

Texto/Fonte: