Segunda, 03 de maio de 2021 - 15:37:15
Com 368 mil casos em 24 horas, Índia atinge 20 milhões de infecções por Covid-19
BASTIDORES
Apesar da gravidade da crise, o primeiro-ministro indiano ainda reluta em decretar um lockdown nacional

Apesar da gravidade da crise, o primeiro-ministro indiano ainda reluta em decretar um lockdown nacional

Reuters

03 de maio de 2021 às 08:21

 Compartilhar  

Volume 50%

 

 

Pelo décimo segundo dia consecutivo, a Índia relatou mais de 300 mil novos casos de coronavírus nesta segunda-feira (3), elevando o número total de casos para 20 milhões, enquanto as mortes por Covid-19 aumentaram em 3.417.

Com 368.147 novos casos nas últimas 24 horas, o total de infecções por coronavírus na Índia está agora em 19,93 milhões, enquanto o total de mortes está agora em 218.959, de acordo com dados do ministério da saúde

Especialistas médicos dizem que os números reais em todo o país, de 1,35 bilhão de habitantes, podem ser cinco a dez vezes maiores do que a contagem oficial.

Os hospitais ficaram lotados, o suprimento de oxigênio médico diminuiu e os necrotérios e crematórios foram inundados enquanto o país lida com o aumento de casos.

Leia mais

Pelo menos 11 estados e territórios da união impuseram alguma forma de restrição ao movimento para tentar conter as infecções, mas o governo do primeiro-ministro Narendra Modi reluta em anunciar um bloqueio nacional, preocupado com o impacto econômico.

"Na minha opinião, apenas uma ordem nacional de permanência em casa e uma declaração de emergência médica ajudarão a atender às necessidades atuais de saúde", disse Bhramar Mukherjee, epidemiologista da Universidade de Michigan, no Twitter.

O ministério da saúde ofereceu um vislumbre de esperança, relatando que os casos positivos em relação ao número de testes realizados caíram nesta segunda-feira pela primeira vez desde pelo menos 15 de abril.

Texto/Fonte: