Foto: Reprodução
Domingo, 13 de agosto de 2023 - 10:19:53
Com apenas 5 anos, menino é diagnosticado com Câncer de Próstata e precisa de ajuda para tratamento
VEJA COMO AJUDAR
Segundo a família, o menino corre risco de perder órgãos genitais devido ao avanço do tumor

Aos cinco anos de idade, Antoni Gabriel da Silva já enfrenta na pele o mal do câncer. Diagnosticado com rabdomiossarcoma na pelve, uma espécie de câncer que atinge principalmente no trato genituário como bexiga, próstata e região paratesticular, o menino corre risco de perder órgãos genitais e a família, que é de Poconé, busca ajuda imediata para custear o tratamento dele através de uma vakinha online, idealizada por um amigo.

Laura Inês da Silva, 36 anos, é mão de Antoni. Os dois vêm a Cuiabá toda semana desde janeiro em busca de tratamento. Ao RepórterMT, ela conta que tudo começou em outubro de 2022, quando, ao dar um banho no filho, ela sentiu um 'caroço' na parte de baixo do bumbum da criança. "Levei ele na Upa e o médico falou que era um furúnculo e me mandou dar antibiótico e fazer compressa", disse.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

 

 

Ainda segundo Laura, como a "íngua" não diminuiu, ela procurou uma Posto de Saúde. Após consulta, novamente o médico disse que se tratava apenas de um abcesso. 

 

Não satisfeita com o diagnóstico dos médicos, Laura pediu para que fosse feito uma ultrassom no filho. Após o exame, o especialista decretou o caso como uma bactéria tipo furúnculo novamente. O mesmo diagnóstico foi dado na Unidade de Pronto Atendimento pela segunda vez. No entanto, os medicamentos não funcionavam e o caroço só aumentava. 

 

Laura relata que nesse período, ainda acreditando se tratar de apenas uma infecção, os médicos decidiram aplicar um benzilpenicilina benzatina, antibiótico popularmente conhecido como Benzetacil, mas isso fez o tumor aumentar. Assim que voltou no posto de saúde, Laura recebeu um encaminhamento para um cirurgião especialista. Após consulta com o especialista, Antoni foi internado e, no mesmo dia, diagnosticado com o tumor, mas o menino teria que ir a Cuiabá para fazer o tratamento. 

 

Em busca de encaminhamento para Cuiabá, Laura enfrentou mais um problema. "Voltei no posto para pegar um encaminhamento (para a Santa Casa, em Cuiabá), só que na hora ele não ia valer. Então me mandaram voltar outro dia, mas meu filho já não estava fazendo cocô normal, estava escuro. Ele já estava com acúmulo de cocô na barriga. Aí eu fiz uma rifa, arrecadei dinheiro e fui para Cuiabá", explicou. 

No dia 1º de dezembro, após quase três meses sem diagnóstico correto, Laura chegou a Cuiabá e Antoni foi internado no Hospital Santa Casa e iniciou os procedimentos de exames e biópsia. Em 4 de janeiro o menino recebeu o diagnóstico de rabdomiossarcoma na pelve, uma espécie de câncer que atinge os músculos moles, principalmente o trato genituário como bexiga, próstata e região paratesticular. O tratamento começou ainda na Santa Casa. "Depois conseguimos entrar no Hospital do Câncer, onde estamos até hoje", conta. 

Com o tratamento, a saúde de Antoni vive oscilando, em alguns momentos ele fica bem, em outros fica ruim, mas já voltou a defecar normalmente. No entanto, agora a família enfrenta mais um problema: a cirurgia de retirada do tumor de Antoni é delicada por se tratar da região íntima.

Segundo Laura, os médicos sugeriram fazer uma cirurgia de retirada que iria do reto até o pênis da criança, uma vez que o tumor já atingiu o reto. "Os médicos estão estudando pra ver como vão fazer, porque é muito complicado. Falaram em mutilação do pênis dele. Eu nunca vou deixar fazerem isso. Eles vão achar uma melhor forma para não fazer uma coisa agressiva dessas. Ele ainda está fazendo a quimioterapia e a radioterapia", explica. 

Mãe de outras cinco crianças, Laura precisou parar de trabalhar para cuidar do filho e acompanhá-lo nas sessões de quimioterapia. O deslocamento de Poconé até Cuiabá está sendo feito pela Secretaria de Saúde, mas a família ainda precisar arcar com muitos custos para o tratamento de Antoni. 

Sensibilizado com a história de Antoni, Marcelo, um amigo da família, decidiu abrir uma vakinha online para ajudar a custear exames,  tratamentos, remédios, consultas e até mesmo cirurgia. Além de ajudar o Antoni, Marcelo e Laura pretendem usar parte do dinheiro arrecadado para ajudar outras crianças que estão no Hospital do Câncer, que muitas vezes estão passando por problemas parecidos e precisam de ajuda. 

Quem preferir pode fazer um pix de qualquer valor no celular da Laura 65999137930 ou no CPF, no número 041.346.111-48 

Texto/Fonte: THAÍS BEMFICA DO REPÓRTER MT