Foto: Reprodução
Segunda, 24 de janeiro de 2022 - 16:38:02
Com mais de 800 atendimentos diários, farmácias públicas de Sorriso ficam sem remédios
FALTA DE MEDICAMENTOS

Com uma média de mais de 800 atendimentos registrados nos últimos 40 dias nas unidades de saúde de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), as farmácias cidadãs do município passam por desabastecimento. Segundo a prefeitura, só de dipirona foram distribuídos 156 mil comprimidos nesse período.

A prefeitura informou que já comprou os medicamentos para a reposição, porém, o aumento na demanda fez com que os medicamentos que seriam consumidos em dois meses acabassem em 40 dias. Além disso, os fornecedores também estão com dificuldade para entregar os itens, pois o aumento da demanda ocorre em todo o país.

O relatório diário demonstra que na última sexta-feira (21) apenas 3 unidades de pronto atendimento somaram 817 consultas médicas; no sábado (22), foram 696 e, no domingo (23), chegaram a 695 consultas médicas.

O surto de gripe e os altos índices de novas infecções por covid-19 levaram a esse quadro por todo o país. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, essa é uma situação que extrapolou o planejamento de vários estados e municípios.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Priscilla Diel Bobrzyk, explica que dado os altos números de atendimentos, a situação das farmácias vem sendo monitorada desde o fim de dezembro/início de janeiro. "Nós observamos que a busca por atendimento simplesmente triplicou, e, desde então estamos em contato direto com os fornecedores em busca de restabelecer o estoque".

Até a situação regularizar e como forma de diminuir o problema, a Secretaria orientou aos médicos que prescrevam medicamentos alternativos, nos casos possíveis. Ainda assim, há situações em que o medicamento não pode e não deve ser substituído, e, infelizmente muitas pessoas não encontraram a medicação prescrita na Farmácia Cidadã 24 Horas nesse fim de semana. (Com informações da assessoria)

Texto/Fonte: Gazeta Digital