Foto: Reprodução
Segunda, 30 de agosto de 2021 - 16:00:12
Com vacinação acelerada, Sorriso registra o menor número de internações por covid-19 em 2021
VACINAÇÃO
Para a equipe da Saúde e Saneamento, vacinas e conscientização são fundamentais para manter os números baixos

Um número que não era mais registrado há mais de um ano: menos de dez pessoas internadas. Hoje (30) são sete internações por covid-19. O mesmo número registrado nos  dias 27,26 e 25 desse mês. Sorriso não registrava números tão baixos desde o início de junho de 2020. Hoje duas pessoas estão em UTIs, o menor número de ocupação em leitos de UTIs em 2021. Um dos pacientes está na UTI do Hospital e Maternidade 13 de Maio e outro no Hospital Hilda Spengler Ribeiro de Nova Mutum; outras cinco pessoas estão em leitos de enfermaria – uma no 13 de Maio; outra em Cuiabá; mais uma no Hospital Municipal de Campanha e duas na UPA Sara Akemi Ichicava.

Para a equipe da Secretaria de Saúde que acompanha diariamente esses números, há uma combinação essencial entre o avanço na imunização, conscientização individual e a manutenção dos cuidados preventivos não farmacológicos. Uma mistura de ações que nesta manhã (30), trouxe um pouco mais de otimismo. O número de internados em UTIs é o mais baixo do ano.

“Já registramos dias com mais de 30 pessoas em UTIs e vivemos o desespero de buscar vagas para pessoas que necessitavam ser transferidas com urgência e não encontrávamos em local algum. Também vivemos dias sobrecarregados com as enfermarias lotadas e hospitais sem vagas para atender pacientes”, pontua o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

Para Marchioro, a queda nas internações é o resultado do avanço na vacinação e também da conscientização de que os cuidados não farmacológicos precisam ser mantidos. Com ações inclusive aos fins de semana (sábados e domingos); segundo o Portal Localiza SUS, o Município contabiliza 67.911 doses de imunizantes contra a covid-19 aplicadas; sendo 49.388 de primeira dose e 18.523 ou de dose única ou segunda dose.

Agora, o apelo do gestor é para que todos mantenham as medidas preventivas e compareçam ao agendamento da imunização. “Não queremos voltar a registrar alta nos números justamente porque não se trata somente de números; por trás de cada dado são rostos familiares para alguém, são pessoas cheias de sonho, e, independente de ter necessidade ou não de internação, um exame positivo para covid-19 abala psicologicamente qualquer pessoa”, diz Marchioro.

O secretário lembra que para agilizar ainda mais as imunizações, além dos PSFs o Município abriu mais um ponto para aplicação de primeiras doses na Área Verde, no Marco Zero. E, além disso, o Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol está atuando como ponto permanente para aplicação de segunda doses.

“Queremos evitar o efeito ioiô com a volta no número de novos casos registrados. Por isso nosso apelo: continue se cuidando e cuidando de quem você ama. E, se você tem 22 anos de idade ou mais ou for lactante com filho de até dois anos de idade, entre no site da Prefeitura e faça seu agendamento para a vacina”, acrescenta.

Marchioro lembra que apesar de registrar baixa na queda de contágio, os casos ainda permanecem e pontua que o Hospital Municipal de Campanha continua aberto 24 horas. "Se apresentar sintomas nos procure imediatamente; isso faz toda a diferença para a cura", finaliza.

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Assessoria Prefeitura