O ex-presidente Jair Bolsonaro disse, em entrevista à coluna, acreditar que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá ajudá-lo a conseguir disputar as eleições de 2026 no Brasil.
O ex-mandatário brasileiro avaliou que Trump “vai investir no Brasil” porque tem um “interesse enorme” no país e por saber do peso que o país tem na América do Sul.
“Eu não tenho essa liberdade toda para conversar com ele, apesar de conhecer alguns assessores, que estão sendo pré-anunciados para compor seu gabinete. Mas acredito que ele tenha um interesse enorme no Brasil pelo seu tamanho, pelas suas riquezas, pelo que representa o nosso povo. E como um país que realmente possa aqui, como exemplo, desequilibrar positivamente para democracia, para a liberdade, toda a América do Sul. Então, ele vai investir no Brasil sim, no meu entender, no tocante a fazer valer os valores do seu povo, que é muito semelhante do nosso. Que, através da liberdade expressão, nós possamos aqui sonhar e não mergulharmos mais ainda numa ditadura que se avizinha”, disse.
Play Video
5 imagens
Bolsonaro afirmou que Trump tem preocupação com o avanço da esquerda na região e disse que a “grande arma” de Trump no Brasil será a a defesa da liberdade de expressão.
“O interesse americano é em toda América do Sul. Enquanto presidente, ele falava da sua preocupação com a Venezuela e traçava planos e hipóteticos comigo, que é comum acontecer, que ficam completamente em reserva, tendo em vista a questão funcional minha. E eu falava para ele dos problemas, caso a esquerda voltasse ao Brasil. Eu não acreditava que ia voltar. Mas voltando, toda América do Sul ia ser pintada de vermelho. Então ele tem essa preocupação, e a grande arma dele, nessa questão, é a liberdade de expressão de sua forma mais abrangente possível”, declarou.