Foto: Divulgação - G1
Wednesday, 10 de September de 2025 - 17:48:12
Condenado por planejar atentado em Brasília é recapturado no Distrito Federal
TERRORISMO DOMÉSTICO

George Washington de Oliveira Sousa, condenado por tentativa de atentado em Brasília, foi preso novamente nesta terça-feira (10) no Guará, região administrativa do Distrito Federal. De acordo com documentos obtidos pela TV Globo, ele foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, para o registro oficial da prisão. A informação foi inicialmente divulgada pelo blog de Bela Megale, em O Globo, e confirmada pela GloboNews junto a integrantes da Polícia Federal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, havia expedido em junho um mandado de prisão determinando o retorno de George Washington ao regime fechado. No entanto, o bolsonarista não foi localizado e, em julho, a notificação passou a ser feita por edital, após várias tentativas sem sucesso. A captura foi comunicada formalmente a Moraes ainda na noite desta terça.

Relembrando o caso, George Washington, vindo do Pará, participou de manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e se envolveu no planejamento de um atentado em Brasília. A investigação apontou que a conspiração ocorreu no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, local frequentado por apoiadores radicais do ex-presidente. A intenção inicial era usar o artefato para atingir a rede de energia elétrica, mas a estratégia mudou e o explosivo foi colocado em um caminhão-tanque carregado com querosene de aviação.

O motorista do veículo identificou um “objeto estranho” e acionou a Polícia Militar, que neutralizou a bomba em 24 de dezembro de 2022. O episódio não chegou a afetar as operações do Aeroporto de Brasília. George Washington foi preso naquele mesmo dia, acusado de ter fabricado o artefato.

Em outubro de 2023, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) confirmou a condenação em segunda instância: 9 anos e 8 meses de reclusão em regime inicial fechado, além de 55 dias-multa.

Texto/Fonte: G1