Foto: Reprodução
Domingo, 26 de março de 2023 - 09:46:09
Conheça a planta rica em proteínas, low carb e antienvelhecimento
SAUDE
O nutricionista ortomolecular Alessandro Palatucci Bello esclarece todos os benefícios desse ingrediente natural tão promissor

Essencial para o funcionamento do organismo, a proteína vai além do ganho de massa muscular e da perda de peso. Ela traz benefícios como o aumento da saciedade, controle dos níveis de ferro, fortalecimento das unhas e do cabelo, entre muitos outros. E quando se fala em alimentos ricos nesse nutriente, no quesito vegetal, a ora-pro-nóbis se mostra promissora.

De nome científico pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis é uma planta conhecida há muito tempo, mas que até hoje é usada como uma importante fonte alimentar. De acordo com o nutricionista ortomolecular Alessandro Palatucci Bello, o ingrediente tem uma quantidade proteica muito interessante para uma planta, levando em consideração que, em 100 gramas de ora-pro-nóbis, há 2 gramas de proteína.Suas folhas são ricas em micronutrientes como ferro, vitamina A, vitamina C e algumas do complexo B. “Elas fornecem vários aminoácidos essenciais para o corpo, como a lisina [conhecida por suas propriedades antivirais e sua ação na produção de anticorpos] e o triptofano, que é precursor de serotonina [o hormônio da felicidade]. Ainda há muitos minerais, como fósforo, cálcio e ferro”, afirma o profissional.Segundo o especialista, a planta pode ser consumida por várias pessoas, especialmente por quem tem anemia, devido à quantidade relevante de ferro. “O interessante é que ela também tem vitamina C na composição, o que é essencial para que o corpo absorva melhor o ferro. Geralmente, quando você faz consumo da couve, por exemplo, nós sempre sugerimos para pingar umas gotinhas de limão, pois a vitamina C, que contém ácido cítrico, faz com que você absorva o ferro de forma mais eficiente”, explica Alessandro. “No caso da ora-pro-nóbis, você não precisa complementar com a vitamina C, pois ela já tem uma boa quantidade do nutriente”, acrescenta.

Texto/Fonte: Rafaela Amaral Claudia Meireles