Foto: United States Department of Justice
Domingo, 08 de janeiro de 2023 - 11:45:37
Conheça ADX Florence, a prisão de segurança máxima dos EUA onde está “El Chapo”
POLÍCIA
Joaquín "El Chapo" Guzmán, um dos narcotraficantes mais procurados do México por muitos anos, paga sua sentença, na prisão mais segura dos Estados Unidos

Quando os detentos chegam à Penitenciária dos Estados Unidos em Florence, no Colorado, fica imediatamente claro: ADX Florence, a prisão de segurança máxima mais segura do país, foi construída para isolá-los do mundo.

E lá Joaquín “El Chapo” Guzmán, um dos narcotraficantes mais procurados do México por muitos anos, paga sua sentença.

Conhecida como a “Alcatraz das Montanhas Rochosas”, ADX Florence ou “Supermax” (por ser uma das prisões de máxima segurança) é o local onde chegaram os criminosos condenados mais temidos dos Estados Unidos.

O espaço é construído para o pior do pior no sistema prisional, incluindo os presos mais violentos e terroristas condenados. Muitos dos mais de 400 presos passam até 23 horas por dia sozinhos em celas de concreto à prova de som medindo 2 por 3 metros.

Um ex-diretor da ADX disse uma vez à CNN que a prisão lá é “muito pior do que a morte”.

Este é um olhar sobre a prisão de segurança máxima onde “El Chapo” e outros criminosos estão detidos.

Uma fortaleza no meio das montanhas

Na ADX, patrulhas fortemente armadas percorrem o amplo complexo. Uma dúzia de imponentes torres de artilharia erguem-se acima de prédios de tijolos. Paredes cobertas com arame farpado bloqueiam parcialmente as montanhas cobertas de neve.

“Assim que eles entram pela porta … você vê isso em seus rostos”, disse Robert Hood, que atuou como diretor da ADX de 2002 a 2005. “É quando realmente bate em você. Você está olhando para a beleza das Montanhas Rochosas ao fundo. Quando você entrar, será a última vez que a verá”.

Supermax é a vida após a morte. É de longo prazo (…) Na minha opinião, é muito pior do que a morte

Robert Hood, ex-diretor da ADX

As refeições deslizam por pequenos buracos nas portas. A cama é uma laje de concreto revestida com um colchão fino e cobertores.

Uma única janela de cerca de 106 centímetros de altura por 10 de largura permite a entrada de alguma luz natural, mas é feita de forma que os presos não possam ver além do prédio. As celas têm bancos e carteiras imóveis de concreto. Paredes sólidas impedem que os internos vejam outras celas ou tenham contato direto com outros internos.

“A arquitetura do prédio é o controle”, disse Hood.

“Ela está projetada para que os presos não possam ver o céu. Intencionalmente. Colocam cabos para que os helicópteros não possam aterrar”, acrescentou.

Os presos têm pouco contato fora dos guardas e funcionários da prisão. Eles devem usar grilhões nas pernas, algemas e correntes na cintura quando retirados de suas celas e devem ser escoltados por guardas.

Uma hora de recreação é permitida em uma jaula ao ar livre ligeiramente maior que as celas da prisão. Dentro da jaula, apenas o céu é visível.

(Com informações de Ray Sanchez, Alexandra Field, Drew Griffin, James Polk, da CNN)

Texto/Fonte: Da CNN em Espanhol*