Foto:
Sexta, 29 de janeiro de 2021 - 10:12:17
Conheça Vih Bueno, a bailarina sem braços que é uma promessa da dança
CURIOSIDADES
Além do balé, Vih é apaixonada por maquiagem. Hoje com 16 anos, a jovem manda ver também no sapateado, jazz e na dança contemporânea

O que é preciso para voar? Asas, força de vontade ou apenas tirar os pés do chão. Quem impressiona ao flutuar no ar em meio a passos de balé é a jovem Vitória Bueno, mais conhecida como Vih. Atualmente com 16 anos, ela nasceu sem os braços, mas a falta dos membros superiores nunca a impediu de fazer movimentos e saltos precisos do estilo de dança. Se a coreografia pede um pliéjeté ou balloné, a bailarina irá encantar ao reproduzi-los com leveza, harmonia e um sorriso no rosto.

A dança nasceu com Vitória, conforme conta em entrevista à coluna Claudia Meireles. Nos primeiros anos da infância, a menina se jogava nos passos meio que de brincadeira. Aos 5 anos, entrou para a Academia Ândrea Falsarella, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, onde mora. Independentemente da pouca idade, não precisou de muito tempo para a paixão da aluna pela modalidade aflorar de vez. Sinônimo de dedicação, a jovem é medalha de ouro pela Royal Academy of Dance, uma das escolas de balé mais conceituadas do mundo.

Vitória avalia o feito como a maior conquista da sua trajetória pessoal e como bailarina. “Foi uma felicidade que não tem explicação! É um método internacional e eu não sabia como iriam me avaliar. A recepção foi surpreendente e calorosa, o que me deixou muito realizada!”, recorda, sobre a sensação de completar os exames da renomada academia. Ela já se apresentou sozinha no palco do Teatro Ítalo Brasileiro, em São Paulo, mas deseja “voar” mais longe.

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno - Vih Bueno

A bailarina quer fazer faculdade de dança

bailarina se descreve como uma menina realizada, alegre e sonhadora. Dentre tantas aspirações, ela tem como meta mostrar o que sabe fazer de melhor nos palcos do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, e também em eventos internacionais. Outro anseio de Vitória é concluir a formação da Royal Academy of Dance e, em seguida, ingressar em uma faculdade da modalidade. Além de ficar na ponta do pé nos passos de balé, a jovem manda ver no sapateado, jazz, na dança contemporânea, entre outros ritmos.

Boom no Instagram

“Um estouro.” Assim pode-se definir a presença da bailarina nas redes sociais. Em 31 de dezembro, ela colecionava 23 mil seguidores no Instagram. Um mês se passou e Vih multiplicou o número por quase sete vezes. Atualmente, a jovem soma 150 mil admiradores – e contando. Vitória se surpreendeu com o engajamento do público e a quantidade de followers: “Não imaginava que fosse acontecer. O que mais me impressionou foi a velocidade, em tão pouco tempo tantas pessoas me acompanhando pelas redes sociais”.

Vídeos estampam grande parte do perfil de Vih, como de apresentações de balé e desafios de dança. No último, ela brinca com a escolha do look para quando for receber a vacina contra a Covid-19. Ao fundo, a música Bum Bum Tam Tam, do MC Fioti. A canção virou hit da Coronavac. Ao conhecerem a história de Vitória, os seguidores a veem como uma inspiração. Consciente de ter se tornado uma referência, a bailarina busca passar alegria e mostrar que “a dança é para todas as pessoas” por meio de suas postagens.

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno - Vih Bueno_1

Vih coleciona 150 mil seguidores no Instagram

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno - Vih Bueno_5

A jovem entrou na escola de balé aos 5 anos

Make bapho

“Amo receber mensagens de pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo”, revela a bailarina. Nem só de passos de balé, jazz e sapateado é formado o feed do Instagram de Vitória Bueno. Outra paixão da jovem chama-se maquiagem. Expert com os pincéis, ela usa os pés para se produzir. Questionada sobre o tipo de make predileta, a resposta estava na ponta da língua: “a baphônica”. “Se não for assim, nem faço. Adoro fazer delineado gatinho, makes coloridas e realçar o sorriso, meu traço favorito”, diz aos risos.

Fica a dica de Vitória sobre o que não pode faltar em uma produção: “O olho bem marcado”, defende. Antes de criar as “makes bapho”, a bailarina procura referências. Quem a inspira é a influenciadora digital Juliana Luziê. “Amo as maquiagens e challenges dela, que cria um conteúdo muito divertido”, entrega. No Instagram, Vih postou um passo a passo de como realça a própria beleza. Confira abaixo:

Não desista!

Com uma longa carreira pela frente, a jovem de 16 anos está em constante aprendizado, fórmula que a impulsiona a correr atrás e conquistar os sonhos. Ela tem dois objetivos pessoais. Primeiro, dar orgulho para a família de sangue e de dança, já o segundo é poder retribuir o auxílio recebido ao longo da vida. A bailarina considera como segunda casa a Academia Ândrea Falsarella, onde entrou aos 5 anos de idade.

“Na dança, somos uma família bailarinística. A minha escola sempre me apoiou e, por meio dela, concretizei vários sonhos. Na academia, aprendi a trabalhar em equipe, cumprir com as minhas responsabilidades e ter determinação para dar sempre o meu melhor. Outra lição é que muitas vezes precisamos improvisar. Se cair, levanta e segura no carão”, destaca Vitória Bueno aos risos.

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno - Vih Bueno

Vih quando criança em uma apresentação de balé

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno e professoras de balé - Vih Bueno_1

A Academia Ândrea Falsarella é a segunda casa e família da bailarina

De acordo com a jovem, as forças para seguir adiante e não se render às dificuldades “vem primeiramente de Deus e da minha mãe”. Vitória vê a matriarca como exemplo de força e coragem. “Ela encara os obstáculos. Uma guerreira e ícone de determinação!”, elogia. Tendo dentro do lar a maior inspiração de perseverança, a bailarina de 16 anos repassa os ensinamentos aprendidos em casa a quem a procura pedindo conselhos. Dentre tantas súplicas, Vih motiva as pessoas a insistirem e alcançarem os objetivos.

“Meu conselho é: se você tem um sonho, corra atrás dele, porque você pode tudo, menos desistir!”, conclui Vitória Bueno.

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno - Vih Bueno_6

Um dos sonhos da bailarina é se apresentar nos palcos do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLESBailarina Vitória Bueno - Vih Bueno

A bailarina tem medalha de ouro da Royal Academy of Dance

 

 

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Texto/Fonte: MARINA FERREIRA CLAUDIA MEIRELES