Foto: REPRODUÇÃO
Sexta, 07 de abril de 2023 - 10:44:26
Conselho acusa irregularidades em atendimento hospitalar
FALTA DE ENFFERMEIROS
Segundo o Coren, em visita à unidade na terça-feira (4), foi constatado baixo número de enfermeiros e técnicos em enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma/MT) afirmaram, em nota, terem encontrado diversas irregularidades no Hospital Regional de Sorriso.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que o Hospital Regional de Sorriso ainda não foi oficialmente notificado dos apontamentos. Diz ainda que a direção da unidade acompanhou a visita das equipes do Coren, do Sistema e da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada nesta terça-feira, e registrou os apontamentos feitos

Segundo o Coren, em visita à unidade na terça-feira (4), foi constatado baixo número de enfermeiros e técnicos em enfermagem.

“Em alguns setores, não havia enfermeiro responsável e a quantidade de técnicos era insuficiente diante da quantidade de pessoas internadas”, diz a nota. “Essa não é a primeira vez que a unidade é notificada pelo Coren”, afirmou o órgão regulador.

 

Leia também - Após casos de assédio, Justiça determina afastamento de diretora do Museu da Arte Sacra

 

O sindicato de serviço público, por sua vez, encaminhou uma notificação ao hospital por não cumprir a carga horária contratada e não pagar horas extras ou compensar o excedente trabalhado com base no banco de horas. Em relação à estrutura foram encontrados vazamentos, goteiras e rachaduras no prédio, inclusive no centro cirúrgico.

“Desde 2021 temos notificado o Hospital Regional de Sorriso por conta do subdimensionamento que tem provocado excesso de carga horária dos trabalhadores para prestar o cuidado aos pacientes internados. Temos uma ação civil pública em andamento e iremos apresentar à Justiça que nenhuma atitude foi tomada para resolver o problema”, informou a presidente do Coren-MT, Ligia Arfeli.

O documento diz que, com cerca de 150 leitos, o Hospital Regional possui apenas 46 enfermeiros e 123 técnicos para prestar assistência aos pacientes de alta complexidade de trauma, pediatria e materno infantil de 17 municípios da região.

VoltarImprimirComentar

Texto/Fonte: Rodrigo Costa