Foto: Só Notícias/Wellinton Cunha
Monday, 14 de April de 2025 - 15:03:38
Consórcio de prefeituras deve assumir hospital Regional de Sinop em agosto
GESTÃO REGIONALIZADA

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires deve assumir oficialmente a gestão do Hospital Regional Jorge Abreu, em Sinop, a partir de agosto. A informação foi confirmada pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Republicanos), que preside o consórcio. Segundo ele, o processo de transição está em fase de elaboração jurídica, com apoio da Procuradoria Geral do Estado.

“A efetivação do nosso comando depende da finalização do instrumento jurídico adequado, seja por meio de termo de cooperação ou outro formato que será definido entre o consórcio e a Secretaria de Estado de Saúde. As equipes já estão trabalhando na elaboração desse documento”, explicou Vaz ao site Só Notícias.

A mudança na administração da unidade hospitalar é vista com otimismo pelo prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), que acredita em melhorias significativas nos serviços prestados. “Será um avanço. O consórcio trará mais agilidade nos processos e maior transparência na gestão, principalmente nas compras e manutenção dos serviços. A população só tem a ganhar com uma saúde pública mais eficiente e de qualidade”, avaliou.

Inaugurado em 2014, o Hospital Regional Jorge Abreu atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é referência para 35 municípios da macrorregião Norte de Mato Grosso. A unidade abrange uma população estimada em mais de 869 mil habitantes e oferece serviços de média e alta complexidade, com pronto atendimento 24 horas, ambulatório e internação em 21 especialidades médicas.

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires é formado por 16 municípios: Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. A proposta é que, com a união dessas cidades, a gestão hospitalar se torne mais eficiente e descentralizada, fortalecendo o atendimento regionalizado em saúde.

Texto/Fonte: Só Notícias